quarta-feira, 1 de abril de 2009

Stephen Kanits disse:

“Em 1998, no meio da crise da Ásia, o presidente do Banco Central, Gustavo Franco, foi substituído pelo economista Chico Lopes, que teve de lidar com uma mega crise financeira sem ter tido tempo para se sentar na nova cadeira.
Teve de socorrer dois bancos que ameaçavam colocar todo o sistema financeiro brasileiro em perigo, comprando títulos desses bancos a um preço acima de mercado, o necessário para saldar suas dívidas. Depois, procedeu à sua liquidação. Não salvou os bancos como está fazendo Ben Bernanke: liquidou os acionistas e o patrimônio dos bancos.
Não torrou 3 trilhões, como está fazendo Ben Bernanke, mas usou, se não me engano, 1 bilhão de reais. Uma migalha.
Infelizmente, Chico Lopes foi massacrado publicamente por ter comprado títulos "acima do preço de mercado", embora até isso seja discutível porque, numa crise, os preços de mercado não são parâmetro, como é possível se notar agora nos Estados Unidos.
Perguntei a Fernando Henrique Cardoso no RODA VIVA se ele não achava que foi feita uma injustiça a Chico Lopes na comemoração dos 15 anos do Real e ele concordou.
Fica aqui o reconhecimento público e uma homenagem a um economista injustiçado, mas que fez o que tinha de ser feito -- e fez bem melhor do que Ben Bernanke.”

Nenhum comentário: