sábado, 1 de junho de 2013




O SUS NÃO ATENDE TODO MUNDO E COMO É QUE EU FICO?


Eu não sou melhor do que ninguém. Sei que tenho meus defeitos e ainda tenho que aprender muito.
Mas uma coisa eu faço: cuido muito de minha saúde. Não fumo, não bebo (pelo menos como os outros bebem), procuro me alimentar corretamente, caminho quase todos os dias, faço meus exames periódicos, enfim cuido de mim. 
Mas, se por uma questão genética ou psicossomática, tenho algum mal a ser tratado, chego ao hospital e me dizem que estão sem vagas, não tem médicos disponíveis, não tem vagas disponíveis no hospital, etc.
Para aí!!!!
Pergunto: Por quê? E eles me respondem: está internado o fulano que é um fumante inveterado, o beltrano que teve uma vida sedentária que se entupia todos os dias de churrasco e cerveja e ainda vivia em noitadas na "zoeira", a fulana que por escolher mal seu parceiro foi abandonada e se entupiu de medicamentos para ver se dava cabo de sua vida.
Para aí de novo!!!!!!!
Quer dizer que eu me
Cuido. Procuro fazer tudo certinho com a minha saúde e quando preciso não há vaga  por causa desses caras!!!
Aí não!!!!
Eu me importo sim com eles. Vou "encher o saco deles", por que a irresponsabilidade deles pode sim me prejudicar, quando eu precisar de médico ou de um hospital.
Portanto eu proponho:
Quem não usar o SUS, quem não usar planos de saúde com a regularidade dos que não se cuidam, deveriam ter um benefício do tipo pagar menos imposto,  ter melhor acesso a  programas de saúde preventiva e quem não tem cuidado com sua saúde,   tem que ser descontado do salário uma parcela maior de INSS,enfim, um tratamento diferenciado pelos serviços do  SUS. Afinal o sistema SUS é muito bom, o que atrapalha é essa turma. Se todos se cuidassem melhor, teríamos mais médicos, remédios e exames a disposição. Enfim, não é justo eu continuar tendo dificuldade em ser atendido quando preciso,  tudo por   causa daqueles que não cuidam como deveriam de sua saúde.
Infelizmente as políticas de saúde pública, são curativas e ao preventivas, resultando na crise interminável que assistimos na área da saúde.

Um comentário:

Anônimo disse...

você têm toda razão Édio, na semana passada fui ao hospital regional de São José, levar a minha sogra que tinha sido encaminhado por médico e acabou ficando internada. Enquanto aguardava a minha esposa que estava acompanhando a sua mãe, notei que em frente a porta da emergência, tinha mais de dez pessoas fumando, e a fumaça indo pra dentro da emergência para ser inalada por todas as pessoas, que aguardavam pra serem atendidas. uma baita falta de respeito e acima de tudo educação, que aliás, os fumantes não têm para com as outras pessoas não fumantes. Há a minha é uma ex-fuamnte.