quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Deu no "São José em Foco"

São José em Foco- Edição nº 0119- 22/10/2008 (Quarta-feira)

Notícias- Editorial

Segurança Pública: o erro de foco

Na sessão da última segunda-feira (20/10), o presidente da Câmara Municipal de São José, Edio Vieira (PSDB), fez um dos discursos mais elucidativos sobre a polêmica do “cadeião”. Reportava-se sobre a notícia de que a Secretaria de Estado da Segurança Pública quer instalar um “Centro de Triagem”, um “Cadeião”, no bairro Areias, São José. Nenhum município, em sã consciência, quer, por livre e espontânea vontade, presídio, aterro de lixo, usina nuclear e pedágio de rodovia. Em São José não é diferente; em Biguaçu, idem. Ao contrário de São José, que é um município pequeno e superpovoado, Biguaçu tem uma área rural ao norte que é pouco povoada, ideal para a instalação de presídio. No entanto, ai da secretaria anunciar querer instalar “cadeião” nessa região para que a polêmica não estoure com toda a efervescência em Biguaçu.

Voltando a Edio, este disse “ As estatísticas demonstram que jovens adolescentes iniciam na criminalidade aos 12, 13 anos e que aos 35, 36 anos os adultos encerram sua “carreira” no crime. Depois dos 35, 36 anos o bandido está morto, preso, ou desistiu do crime e o garoto que escapa da bandidagem até os 18, 19, 20 anos, não ingressa mais na marginalidade. É estatístico!”Vieira observou: “Não é construir mais cadeiras e penitenciária que vamos resolver o problema da segurança pública no Brasil”.

O vereador citou o seguinte dado: “De 100 cidadãos que são sentenciados na Justiça, apenas quatro cumprem pena no Brasil. E as cadeias e penitenciárias estão superlotadas. Agora se dobrar, ou seja, se oito forem cumprir pena, não tem penitenciária para todo mundo.”“O problema é que a segurança pública no Brasil está centrada toda na repressão, mas não na prevenção. Todo o foco da segurança está errado. Estão gastando errado. Cada preso custa em média R$ 3.500,00 no Brasil. Se esse dinheiro fosse investido em projetos sociais junto a jovens entre 12 a 14 anos, que segundo as estatísticas, é a faixa etária na qual surgem os criminosos, iria se evitar 10 bandidos a menos no futuro. Por isso, enfatizo: o foco está errado; o investimento está no foco errado.”Trocando em miúdos: investimentos em escola integral, em socialização de jovens de comunidades carentes e em profissionalização de adolescentes ajudam e muito a diminuir os futuros “candidatos” a delinqüentes.

Edio Vieira tem plena razão.

3 comentários:

Cida disse...

Concordo plenamente, se os nossos governantes investissem mais na EDUCAÇÂO,com certeza nossos jovens não estariam na marginalidade.Os detentos é quem deveriam pagar seu sustento na cadeia, trabalhar e servir a comunidade, passam os dias sem fazer nada,enquanto ganham casa comida e roupa,e ainda tem muitos que tem todas as regalias la dentro, que não pensam em se regenerar.Eles tem direitos Humanos, e nós o direito de nos trancarmos dentro de nossas casas nos fecharmos com grades, perder a noite de sono enquanto nossos filhos que saem pra uma diversão não chegam em casa.Estamos deixando de viver nossos vidas muitas vezes por medo de sair nas ruas e algo de ruim acontecer, no Centro de Floripa não se pode andar tranquilos pq temos medo de ser assaltados. Onde isto vai parar? O que o governo esta fazendo pra melhorar isto? Se paga tantos impostos, e qdo se abre um comércio qualquer temos que pensar em na hora contratar segurança e ainda assim corresse o risco de ser assaltado. Qtos ja morreram tentando defender seu patrimonio?
E o governo gastando uma fortuna todos os meses pra dar boa vida a marginais.Isto é um absurdo!!!
Na verdade acho até que se deveria construir cadeias em ilhas, e só deveriam sair de la depois que estivessem velhos demais pra cometer qualquer deliquencia que fosse. E tbm teriam que plantar pra comer lavar suas roupas sem direito a tv cigarros ou qualquer regalia, sem direito se quer de receber vizitas de familiares ou vizitas intimas.
E o nosso povo acha ainda que sabe votar doce ironia.
Beijos carinhosos
sua amiga de sempre Cida
Beijos na Dona Rute.

Anônimo disse...

Se o nosso novo prefeito for inteligente, irá lhe abrir uma oportunidade de mostrar o seu valoroso trabalho e capacidade de liderança em alguma secretaria;
Já atuamos juntos e sei de tua capacidade;
És um homem de idéias concretas e pensamentos produtivos. Isto tem faz vitorioso, não te esqueças disto.
Forte e Fraterno Abraço.
Funcionário Efetivo.

Anônimo disse...

Meu nome e Antonio e lhe conheci na campanha; minha mãe conversou com o sinhor numa visita em Forquilhinha;
sei que a camara anda sendo criticada por falsos lideres comunitario; tem aqueles que nem se elegeram na eleiçao e agora ainda ficam dizendo que os vereador nao participam;
sao bocas alugada daquele que o povo excluiu da vida publica;
O povo nao e bobo;
ta de olho e não se engana mais;
velhacos como esse so tem vida util ate o dia 31;
O sihor edio vai continuar.
por merecimento;
Antonio F. de Souza