sábado, 1 de novembro de 2008

E a Saúde, como vai?

Os problemas que apontamos na área de saúde, tem a ver com "saúde curativa" ou "saúde preventiva"?

Nas últimas eleições, o problema da Saúde foi o mais discutido. Todos os candidatos a Prefeito apresentaram suas propostas. Mas, por quais motivos as pessoas necessitam tanto de atenção na Saúde? Certamente muitas terão diferentes respostas. A mais simples seria que "o governo não investe na saúde o suficiente, para atender as necessidades da população". Na verdade é preciso entender que no Brasil o Sistema é voltado para a saúde "curativa" e não "preventiva".

Saúde Curativa é quando a preocupação está em curar as doenças estabelecidas no paciente. Já a Saúde Preventiva é o tratamento para evitar que o paciente fique doente. Penso que devemos ter cada vez mais a consciência de que precisamos trabalhar para um serviço de saúde voltado para a prevenção, pois é sabido que se torna mais barato e os resultados são imediatos.

Exemplos de Saúde Preventiva:

1 – Lei Seca: Quando se proíbe dirigir quando se bebe, está se evitando acidentes. As pesquizas mostram a diminuição de acidentes.

2 – A proibição de fumar em locais públicos, desestimula o uso do cigarro. Sabe-se que a cada ano mais e mais pessoas estão deixando de fumar.

3 – Uso do cinto de segurança: Outra medida que tem evitado muitos acidentes, inclusive a perda de visão que era um dos acidentes mais comuns, por não usar o cinto.

4 – Programas de vacinas nas crianças e adultos(a da gripe, por exemplo).

Poderíamos relacionar vários programas na área de saúde que contribuem para evitar doenças, baseados em ações práticas e planejamento, que se caracterizam como Saúde Preventiva. Outra informação importante: Apenas 30% da população procuram as unidades de saúde. Imaginem se este número subisse para 50%? Certamente, o Sistema entraria em colapso total.

Por tudo isso, a "Saúde Preventiva" deve ser bandeira de qualquer governante. É isso aí!

Nenhum comentário: