segunda-feira, 31 de março de 2008

Futebol e Violência

Há 20 anos que eu não entrava no Estádio Orlando Scarpelli. Como estava sentindo uma vitória que acabou vindo, fui com o Romeu e o Dr. Orlando Rosa. Ao chegar próximo do portão de entrada, muitos policiais espalhados e fazendo proteção ao setor da torcida do Avaí. Fiquei impressionado com o semblante de torcedores, membros da torcida organizada Mancha Azul: expressões de raiva, ódio... desejo de criar confusão! Do Outro lado, uma turma do Figueirense também querendo briga. Incrível! Tive a impressão que estávamos vivendo aqueles filmes romanos, onde na arena os cristãos eram comidos pelos leões. Pura loucura, senão demência. É preciso fazer alguma coisa!
Vi adolescentes “uivando” de raiva, berrando palavras de ordem, provocando violência.

Meu filhos também vão ao campo. Tenho certeza que se comportam como qualquer torcedor civilizado. Fazem as brincadeiras, gozações, mas, tudo dentro da mais pura irreverência que o lazer esportivo proporciona, quer na derrota ou na vitória. Onde estão os pais daqueles garotos, ou mesmo daqueles marmanjões?
Penso que as diretorias dos Clubes, as autoridades de segurança, o Judiciário, nós mesmos (legisladores) temos que fazer alguma coisa. Podem estar pensando que eu nunca fui à campo. Não é verdade. Raramente deixo de assistir um jogo do Avai. Podem até pensar: O que eu tenho a ver com isso? Eu até compreendo. Mas não posso deixar de lhes dizer: Fiquei impressionado com a sensação de estar vivendo uma situação de barbárie. Meu Deus, onde vamos parar?

Deu na coluna do Prisco Paraíso (A Notícia):

Peculiaridade regional:

Não é apenas em Criciúma que PSDB e PT poderão buscar uma aproximação eleitoral neste ano. Também em São José, onde até PMDB e PP poderiam respaldar uma dobradinha Édio Vieira – Círio Vandressen. Consumada a cassação do prefeito Fernando Elias (PSDB) e viabilizada a investidura do vice Valdemar Schmidt (PSB), o Capitão, o deputado Djalma Berger (PSB) teria de reavaliar seu projeto.A grande verdade é que Djalma já está sendo pressionado pelo próprio irmão. Dário Berger não tem a menor dúvida de que duas candidaturas majoritárias em cidades tão próximas poderiam passar ao eleitorado, especialmente da Capital, a impressão de que a prole estaria querendo tomar conta da política na Grande Florianópolis.A tentativa do grupo político de Fernando Elias de expulsar o presidente da Câmara (correligionário, mas também desafeto do prefeito) seria a derradeira cartada para buscar uma reversão do quadro na comissão processante.

Édio Vieira não acredita que será desalojado do ninho dos tucanos, ainda mais quando a cúpula estadual perceber que teria perspectiva real de preservar o controle sobre a Prefeitura do quarto maior município do Estado. Hoje, São José só perde para os colégios eleitorais das três cidades com eleição em dois turnos: Joinville, Florianópolis e Blumenau.A eventual desistência de Djalma Berger teria tudo para levar o DEM a lançar candidato próprio. Não seria o comunicador César Souza (pai do deputado César Souza Júnior, pré-candidato em Florianópolis), até porque, se assim procedesse, os ex-pefelistas estariam trilhando o caminho que a família Berger está querendo evitar.

Três Saudações Avaianas

1. Para o Juarez que está feliz: nasceram seus "trigêmeos". O Japa também: nasceu o Japinha!No primeiro Clássico deles (das crianças) seus pais sentiram o gosto de dois chocolates. Penso que tem algum avaiano entre eles.

2. Para a Dona Eliane e o Deputado Natal. Estavam lá junto conosco na arquibancada, vendo o Avaí garantir a vitória por 2 a 0 em cima do nosso freguês. (A foto ficou tremida porque o fotógrafo, é claro, também é Avaiano e estava empolgado).

3. Para os meus amigos alvinegros em geral. Sabiam que nós já esquecemos aquela derrota na ressacada? Acalmem, essa tristeza, acaba logo!

Hoje tem Sessão

Não se esqueçam: Às 19hs desta segunda-feira a Câmara se reúne em Sessão Ordinária. Podem assistir pela NET canal 23 ao vivo e reprise as 22hs. Da mesma forma, na Viamax canal 28. A transmissão é da TV Câmara.

sexta-feira, 28 de março de 2008

A verdade triunfará!


“PORQUE NÃO HÁ NADA OCULTO, SENÃO PARA SER REVELADO, E NADA ESCONDIDO, SENÃO PARA SER TRAZIDO A LUZ” Marcos 4.21-22


Estamos vivendo um momento muito difícil em nossa cidade. Infelizmente as coisas não estão funcionando, nada está sendo feito, tudo que se pede não se consegue. Está bem complicado!
Todavia, não somos cegos, não somos irresponsáveis. Todos os caminhos foram tentados. Apresentamos documentos por escrito, clamamos, pedimos, reconciliamos, enfim... podem nos acusar de tudo, menos de ter tentado para que a nossa cidade (São José) melhorasse.
Tentam passar para a comunidade que a Câmara de Vereadores atrapalha a administração da cidade. Como? Se ficarmos calados, dirão que somos omissos e coniventes. Se fiscalizamos e exigimos cumprimento de leis, querem dizer que atrapalhamos?

No nosso "agir" de hoje, fazemos com a consciência de que um dia nos será cobrado, por termos praticado qualquer injustiça. A Nossa atuação está baseada na certeza de que, acima de qualquer coisa, há de prevalecer a verdade. Não nos preocupa fazer nada às escondidas, por que sabemos que um dia tudo isso será “trazido a luz”.

O triste é saber que podemos correr o risco de fazer uma lei para julgar alguém e um dia esta mesma lei ser usada contra nós. Se isso acontecer, vergonhoso será usar o argumento de que "não sabíamos o que estávamos fazendo". A tranqüilidade de nossos atos, é saber que os homens podem não nos cobrar, mas "Ele", que não dorme diz que tudo será “revelado, e nada escondido” diante do Juízo. Estamos com a consciência tranqüila de nossos atos praticados hoje, pois sabemos que seremos cobrados no futuro. Estamos preparados para pagar o que devemos, se devermos.

O PSDB não tem culpa

O PSDB é um grande partido. Tem em suas fileiras grandes nomes da política brasileira: Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Aécio Neves, Tasso Gereissati, Sergio Guerra, Marisa Serrano, Leonel Pavan, Dalírio Beber, Gervásio Silva, Paulo Bauer, Marcos Telbaldi, além de uma nominata de importantes Deputados Estaduais e Federais.

Tem hoje uma democracia interna que proporciona a liberdade de seus membros, para não deixar nada às escondidas. Se problemas existem, o PSDB não deixa embaixo do tapete.

Estou muito tranqüilo de que meus atos encontram respaldo no Estatuto do Partido. Por isso eu sou PSDB. Pela liberdade que tenho de lutar pelo que é justo, pelo que é legal. E é por isso que eu convido você a se filiar no PSDB. O nosso PSDB, a bandeira real da verdadeira “social democracia”, está acima dos interesses pessoais de quem quer que seja!

Bom final de semana

quinta-feira, 27 de março de 2008

Vereadores aprovam Comissão de Segurança

Conforme eu já havia comentado, apresentei um requerimento e foi aprovado na Sessão desta quarta-feira (26). Formaliza a criação de uma Comissão que vai discutir e avaliar a atual situação da segurança em nossa cidade e se preciso for, propor alternativas. A Comissão será constituída por cinco vereadores, tendo que obedecer a representação partidária. O primeiro passo, será a realização de uma Audiência Pública, com a participação de representantes da Prefeitura (Secretaria de Segurança e Defesa Social), Consegs, Polícia Militar, Polícia Civil, Aemflo (Associação empresarial da Grande Florianópolis), entidades comunitárias, clubes de serviços, Sindicatos de trabalhadores na área de segurança, etc.


Assuntos que terão discussão especial:

- Qual o papel da Guarda Municipal
- Horário de funcionamento dos bares;
- Avaliação do Programa Jovens do Alistamento Cidadão – JAC
- Condições dos Distritos Policiais (superlotação de presos)
- Desempenho dos Consegs – Conselhos de Segurança
- Diretoria de Trânsito Municipal; entre outros.

Durma com um barulho desses...

O Governo brigou para não rejeitar a CPMF. A oposição rejeitou. A arrecadação subiu, batendo recordes em janeiro e fevereiro... justo os dois meses onde tradicionalmente a arrecadação é fraca.

E Agora, quem tinha razão?

Perguntar não ofende:

1. Quem pede nota fiscal de tudo o que compra?

2. Quem lembra em quem votou para Senador na Última eleição? Votou em um ou em dois?

3. Quem separa o lixo em casa e coloca em sacos separados para entregar ao Coletor de Lixo?

4. Quem nunca jogou lixo pela janela do carro?

quarta-feira, 26 de março de 2008

Enfim um novo Trevo para Forquilhinhas!

A comunidade se mobilizou, a Câmara reivindicou, a Prefeitura fez a parte dela e o DENIT, através do seu Diretor João José dos Santos deu a largada para redimensionar o Trevo da Forquilhinhas. Segundo o Diretor, em no máximo 90 dias as obras estarão concluídas e as pessoas terão maior tranqüilidade quando utilizarem aquele trevo.



Fomos convidados a participar de uma reunião com várias lideranças lá no DENIT, oportunidade em que o João José nos pediu que as informações fossem transmitidas para a comunidade (que precisa agora ter paciência) uma vez que as obras vão trazer alguns transtornos, mas a espera vai valer a pena, pois a melhoria é de extrema importância para todos nós!



Paciência, paciência...

... é o que devemos ter quando o governo está executando uma obra para dar conforto à comunidade. Em Forquilhinhas não será diferente! Quem circula pelo local deve ter atenção e cuidados redobrados.

Será que estamos exagerando?


Para realizar o "Mega Show" de Zezé de Carmargo e Luciano, na avenida Beira Mar no último dia 18, foi preciso “serrar” os equipamentos de ginástica, conforme a foto mostra. Eu acredito que como eles estavam um pouco enferrujados, o Secretário de Obras Eng. Túlio Maciel vai logo colocar um equipamento novo no local. Como tem a desculpa da licitação, penso que vai demorar... isso não é uma reclamação e sim uma crítica!

Me "Bilisca"

Meus amigos alvinegros, me respondam por favor: Será que a coisa é “as Vera” ou estão brincando com a gente? Pois não é que o nosso "Azulão" está com chance! Se ganharmos do JEC hoje à noite, domingo vou estar no Orlando Scarpelli, depois de mais de 20 anos. E olha que se eu for, vocês vão sair com a bandeira enrrolada embaixo do braço!

segunda-feira, 24 de março de 2008

Gente Estressada

Eu e a Dona Rute estávamos fazendo as tradicionais “comprinhas de final de semana”, num supermercado de São José, quando nos deparamos com uma cena comum: Uma mãe fazendo as vontades do filhinho e dando broncas ininterruptas no maridão. Isso nos fez refletir e comentar: Como tem gente estressada por aí, no nosso dia-a-dia... parece que nós não temos nada a ver com isso! É bom lembrar que uma pessoa com mau humor contínuo, pode levar alguém (seja marido, irmão, pai ou mãe) a cometer uma bobagem. Afinal de contas, nem todo mundo tem sangue de barata. Psiquiatra neles! e uma ida à Igreja de vez em quando ajudaria muito.

Falando nisso:

Me lembrou uma pessoa de minha íntima convivência que gosta muito de bicho, dizendo que muitas pessoas vivem orando todo dia, indo na Igreja, fazendo juras de amor a Deus, mas no seu dia-a-dia não estão nem aí para os animais. Principalmente os de sua casa. Depois reclamam que não conseguem nenhuma melhora na vida espiritual. Queres o que? Para saber como uma pessoa trata bem seu semelhante, é só verificar quais cuidados ela dispensa com os animais. É fácil perceber!

Bom Exemplo...

... vem do proprietário de um Restaurante que serve frutos do mar deliciosos, ali naquela rua ao lado da Escola de Aprendizes de Marinheiro, no sentido Barreiros/Centro. Ele tem sempre um saquinho de ração e uma garrafa com água dentro do carro. Quando vê um cachorro ou qualquer outra animal doméstico na rua, pára o carro e oferece uma porção. Segundo ele, não precisa levar o bicho para casa, basta dar água e comida (ração) para eles, onde estiverem. Taí um bom exemplo. Este gosta de gente!

Moral da História:

Se tem gente estressada com "gente", imaginem com os bichos... "Ô loco mêu", como diria o Faustão!

As Guardas e a polêmica

Gostei muito das explicações dos Guardas Ambientais. Quando fiz a provocação, foi justamente para oportunizar que alguém prestasse contas e isso aconteceu. Penso que precisamos discutir melhor a ação da Guarda Ambiental e da própria Guarda Municipal de São José. Na minha opinião, o município não pode ter órgãos com superposição de atividades.

- No caso da Guarda Ambiental ela não estaria desenvolvendo atividades da Polícia Ambiental?
- No caso da Guarda Municipal, esta não estaria fazendo atividades que deveriam ser exclusivas da Saúde?

Entendam a minha posição. Estou só querendo provocar uma discussão voltada para a uniformização de serviços, para onde se poderia carrear mais recursos e não ter apenas dois custos para uma mesma atividade. Enfim, o assunto precisa ser mais bem discutido. Contem comigo.

Quem quiser saber mais sobre o tema, verifique os posts anteriores aqui do blog e os comentários feitos pelos leitores. Clique no título que o link leva ao texto:

Não esqueça:

Hoje tem Sessão da Câmara pela TV: 19hs Ao Vivo pelo Canal 23 da Net e 28 da Viamax. As 22hs acontece a Reprise, através dos mesmos canais.
Boa segunda para todos!

sexta-feira, 21 de março de 2008

Páscoa também é Cultura

É incrível como as pessoas nos dias de hoje estão voltadas para o consumo. Quando se pergunta qual o significado da Páscoa, a maioria responde que é a festa onde se come muito chocolate, trazido pelo coelhinho, etc.
Poucos lembram do significado da verdadeira Páscoa. E para quem não tem tempo de dar uma espiadinha no Google, a fim de saber mais sobre esta data tão importante para a humanidade, fui buscar o texto abaixo, que diz muito:

A festa da Páscoa
Por: José Luiz C. Duarte

Para entendermos a Páscoa cristã, vamos, sinteticamente, buscar sua origem na festa judaica de mesmo nome. O ritual da Páscoa judaica é apresentado no livro do Êxodo (Ex 12.1-28). Por essa festa, a mais importante do calendário judaico, o povo celebra o fato histórico de sua libertação da escravidão do Egito acontecido há 3.275 anos, cujo protagonista principal desse evento foi Moisés no comando de seu povo pelo mar vermelho e deserto do Sinai.
O evento ÊXODO/SINAI compreende a libertação do Egito, a caminhada pelo deserto e a aliança no monte Sinai (sintetizado nos dez mandamentos dado a Moisés). De evento histórico se torna evento de fé. A passagem do mar vermelho foi lembrada como Páscoa e ficou como um marco na história do povo hebreu. Nos anos seguintes ela sempre foi comemorada com um rito todo particular.
Todo ano, na noite de lua cheia de primavera, os hebreus celebravam a Páscoa, com o sacrifício de cordeiro e o uso dos pães ázimos (sem fermentos), conforme a ordem recebida por Moisés (Ex 12.21.26-27; Dt 12.42). Era uma vigília para lembrar a saída do Egito (forma pela qual tal fato era passado de geração em geração – Ex 12.42; 13.2-8).
Essa celebração ganhou também dimensão futura com o passar do tempo. E quando novamente dominados por estrangeiros, celebravam a Páscoa lembrando o passado, mas pensando no futuro, com esperança de uma nova libertação, última e definitiva, quando toda escravidão seria vencida, e haveria o começo de um mundo novo há muito tempo prometido.
A celebração da Páscoa reunia três realidades distintas:
- uma realidade do passado: o acontecimento histórico da libertação do Egito quando Israel tornou-se o povo de Deus;
- uma realidade do presente: a memória ritual (=celebração) do fato passado levava o israelita a ter consciência de ser um ‘libertado’ de Javé (=Deus), não somente os antepassados, mas o sujeito de hoje (Dt 5.4);
- uma realidade futura: a libertação do Egito era símbolo de uma futura e definitiva libertação do povo de toda a escravidão. Libertação esta que seria a nova Páscoa, marcando o fim de uma situação de pecado e o começo de uma nova era.
Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera.

A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. A palavra "páscoa" – do hebreu "peschad", em grego "paskha" e latim "pache" – significa "passagem", uma transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal), que no hemisfério norte ocorre a 20 ou 21 de março e, no sul, em 22 ou 23 de setembro.”

E SE “PÁSCOA” É LIBERTAÇÃO, QUE CHEGUE LOGO A SÃO JOSÉ ..Ufa....!

FELIZ PÁSCOA A TODOS!

quinta-feira, 20 de março de 2008

Uma Sessão Solene Inesquecível

Realizamos ontem na Câmara de Vereadores a Sessão Solene do Aniversário de São José. É gratificante assistir a cada ano que passa, o reconhecimento que se dá as pessoas que de uma forma ou de outra prestaram e prestam um grande serviço à nossa cidade:

*A juventude empresarial da cidade esteve representada pelo meu amigo José Bitencourt Furtado (O Zeca da Jota´s). Hoje, legítimo Cidadão Honorário de São José. Ao nosso lado, Dr. João Otávio Furtado, lembrando o velho lema: "Quem beija meu filho, minha boca adoça".

*Quem não conhece Ailton Mendes não sabe a criatura maravilhosa que ele é.
Tenho a honra de tê-lo como amigo.
*A presença de Esperidião Amin na Sessão solene enriqueceu mais esta página
da história do nosso legislativo.

Mais informações sobre o evento e fotos de todos os homenageados, confira no site da Câmara Municipal de São José AQUI.

quarta-feira, 19 de março de 2008

São José faz 258 anos. O quê comemorar?


Acordei hoje mais cedo do que os dias normais. Como moro numa parte alta de São José, abrindo a janela dou de frente para a região que tem a maior densidade populacional da cidade, que engloba o aglomerado dos bairros Campinas e Kobrasol.
Eu sabia que um dia uma pergunta nesta data tão importante seria inevitável:

- O que comemorar no aniversário de São José?

Para dar a minha resposta ao questionamento, fiz um paralelo entre a vida que supostamente os primeiros habitantes levavam e a vida que levamos hoje. Pensei nas casas, no conforto, a relação entre as pessoas e as autoridades. De tudo isso pensei logo na liberdade: Qual a liberdade que nossos primeiros moradores tinham de pensar, de se manifestar, de enfim se organizar para fazer frente as suas dificuldades, quer sejam profissionais, familiares ou políticas? E neste último aspecto (a política), pensei em como eles agiam. Poderiam se arvorar contra os governantes da época? Certamente que não. Poderiam se reunir e fazer qualquer manifestação contra este ou aquele político? Penso que muitos poderiam ser até mortos ou presos, como registra nossa história em situações retratadas naquela época, em regiões mais destacadas que a nossa cidade.
Hoje a liberdade é certamente a maior conquista que temos.

Talvez alguns não concordem. Mas, se fizessem como eu fiz, traçando um breve paralelo da liberdade que nossos primeiros moradores tinham e a que temos agora, não resta nenhuma dúvida de que temos muito que comemorar. Hoje, nossa Câmara de Vereadores atua de forma independente. Nosso Poder Executivo é cobrado pela população e a ela tem que responder. Nosso Poder Judiciário atua dando as garantias de solução dos conflitos, quando estes não são resolvidos pela própria sociedade e seus órgãos representativos. E tudo isso se traduz num sistema democrático sentido e vivido por todos. PARABÉNS SÃO JOSÉ!

Da discussão nasce a luz

Quero continuar discutindo a segurança de nossa cidade. Na próxima segunda-feira, vou apresentar na sessão da Câmara de Vereadores um pedido de requerimento, propondo a criação de uma Comissão Especial de Segurança. Quero agradecer aos Guardas municipais pela compreensão em relação às minhas palavras. Digo que só não postei um comentário, porque percebi que liberdade de expressão não combina com falta de respeito. Gostaria que mesmo de forma anônima, continuem discutindo o assunto, pois quero continuar sendo parceiro da categoria e dos demais órgãos de segurança.

De quem tenho pena...

... dos incompetentes, aqueles que tem medo de perder o cargo que ganharam sem esforço e se escondem atrás de emails falsos, tentando confundir a opinião pública. Isso não vai salvá-los!!!

segunda-feira, 17 de março de 2008

A nossa Guarda Municipal

Recebi esta carta da Presidente da Associação de Guardas Municipais de São José:

“A Associação da Guarda Municipal tomou ciência da nota que o Vereador Édio Vieira postou em Blog na última segunda-feira, dia 10 de março de 2008 e vem, através deste responder a pergunta do ilustre vereador, quando o mesmo sugere que a GMSJ tenha sido substituída por cães, como mostra a fotografia divulgada.
Caro Sr. Edio Vieira, a Guarda Municipal de São José continua trabalhando cada vez mais e melhor para a população josefense, inclusive com sua sede no mesmo local, logo atrás dessa obra onde foram tiradas as fotografias do blog. A Associação da GMSJ deixa claro o repúdio ao comentário infeliz de vossa senhoria, quando menospreza o serviço e os esforços dos Guardas Municipais, os comparando com animais irracionais. Como uma pessoa tão esclarecida, com tantas idéias para melhorar a cidade, pôde fazer tal comentário?
Diante do exposto acima, perguntamos: será que os animais na figura conseguiriam desempenhar o trabalho que a Guarda Municipal vem desempenhando, como a travessia dos alunos de escolas municipais, estaduais e particulares na faixa de pedestres? Ou então manter as calçadas sempre livres para o transito de pedestres, conforme estipulado em lei? Ou ainda, fazer o transporte de pacientes carentes, com ambulância, de casa para postos de saúde e hospitais, e trazê-los de volta para suas casas?
Fica registrada a indignação e repúdio da associação dos Guardas Municipais ao infeliz comentário do ilustre vereador.

Priscila Godinho
Presidente da AGMSJ

Cara Priscila,
Gostaria de esclarecer os seguintes pontos:
1 – Não sugeri que a Guarda Municipal teria sido substituída por cães. Me referi ao fato de que um Patrimônio público (obra não concluída e abandonada) estava servindo de abrigo para cachorros, isso sim. A Expressão que usei, foi apenas para chamar a atenção do fato. Se crítica houve, foi dirigida ao executivo municipal a quem cabe a responsabilidade daquela cena e não aos guardas que você representa. Infelizmente, alguns podem analisar do angulo que melhor lhe convém... não foi o meu caso e tenho certeza que a grande maioria da população respeita e aprova a Guarda Municipal;

2 – Nunca menosprezei a Guarda Municipal e não a comparei com animais. Só você deve ter tido esta impressão, uma vez que a carta vem assinada só pela presidente, evidenciando que não houve uma reunião para analisar o assunto. Não fosse isso, a carta estaria assinada por um número expressivo dos representantes da corporação.

3 – Para quem não sabe, eu fui Presidente da Comissão de Segurança da Câmara que apresentou ao então Prefeito Dário Berger a proposta de lei que criou a Guarda Municipal, que só foi implantada na gestão do Prefeito Vanildo Macedo, em 2003. Eu estava lá. Todos os projetos de lei que beneficiaram a Guarda Municipal tiveram e terão sempre o meu apoio;

4 – O que eu critico hoje é a subserviência a que a Guarda Municipal está submetida, ou seja, ao Comando da Polícia Militar, onde nossos guardas estão desempenhando serviço de polícia, que é uma atribuição dos nossos briosos militares da Polícia Militar. Critico também o uso político da Guarda Municipal que se presta a atuar como uma “guarda pretoriana”, sendo utilizada para pajear autoridades com a intenção de mostrarem uma força política que não tem. Critico o uso da Guarda em transportar pacientes, quando este serviço deve ser realizado pela Secretaria da Saúde, além do serviço do Samu.

5 – Tenho defendido o investimento na Guarda Municipal, criando um Plano de Carreira, uma estrutura em que a Guarda seja um instrumento de Estado e não de governo. E é sabido que alguém tem que explicar os recursos que vieram para treinamento e que até hoje está mal explicado. Aliás, ainda vou querer saber quanto se gasta em estrutura da Guarda ( estrutura de pessoal de meio, veículos, equipamentos, aluguéis, etc.) em detrimento de melhores salários para a categoria;

6 – Tenho acompanhado os problemas da categoria, através de e-mails que recebo de muitos guardas, colocando suas insatisfações e a falta de apoio do Executivo para tornar nossa Guarda Municipal em condições de desempenhar seu verdadeiro papel que você como Presidente deve saber bem qual é;

Por último me coloco a disposição para qualquer esclarecimento, sem, contudo deixar claro que não concordo com indicações de afilhado ou afilhada para dirigir um dos órgãos mais importantes da cidade que é a Guarda Municipal. E se o Governo Municipal tivesse zelo pela Segurança de nossa cidade, não mudaria tanto os secretários desta importante pasta. Afinal, quantos já passaram por lá? E o atual vai ficar ali até quando? Pelo que eu sei está interino, não é mesmo?

Presidenta Priscila, conte comigo. Conheça-me melhor. Tenho certeza, que terás outra impressão.

É isso aí....

sexta-feira, 14 de março de 2008

Aniversário de São José



Todos já sabem que na quarta-feira da semana que vem (19) é feriado em São José, aniversário dos 258 anos de fundação do município. Neste dia o principal destaque será a Sessão Solene comemorativa, que a Câmara de Vereadores realiza. Este ano a Sessão será realizada no próprio Plenário da Câmara e não no Centro Multiuso de São José, como ocorreu em 2007. Razão que não vem ao caso discutir aqui. Outra informação importante: a sessão será realizada às dez da manhã. Na oportunidade, 11 personalidades (pessoas da comunidade) receberão a comenda de Cidadão Honorário de São José. Dentre estes escolhidos, um receberá o Brasão do Município, pelos relevantes serviços prestados à nossa cidade.


*Meu homenageado na Sessão Solene do ano passado.

Uma Explicação:

No mês de janeiro, eu abri espaço aqui no blog para que os internautas indicassem pessoas que receberiam o título de Cidadão Honorário. Como o retorno foi muitíssimo pequeno, resolvi manter a forma tradicional de escolha. Agradeço a intenção de quem indicou algumas pessoas muito simpáticas por sinal, mas tive que recorrer ao sistema já adotado anteriormente.

Ao vivo e a cores

A TV Câmara de São José agora transmite suas sessões ao vivo, pelos canais 23 da Net e 28 da Viamax. Nos dois canais também acontecem as reprises, após as 22hs. Fique ligado.

Esqueceram da Pracinha


Pois não é que a praça que fica na esquina das ruas Victor Meireles e Altamiro Di Bernardi em Campinas, ficou mais uma vez esquecida pela tal "Operação Verão Limpo", alardeada pela Prefeitura? O local bem que merecia uma reurbanização. Morador da vizinhança diz que o matagal já se incorporou a paisagem.

Negou a liminar

O juiz Márcio Schieffer, da Vara da Fazenda Pública de São José negou o pedido de liminar, impetrada por Mandado de Segurança pelo Prefeito Fernando Elias. O objetivo era impedir as testemunhas (que ele mesmo arrolou) de prestarem depoimentos nesta sexta à Comissão Processante do lixo. Resta saber se o pessoal vai aparecer. Mas isso pouco importa para o trabalho de investigação, que prossegue de qualquer forma. Semana que vem deve sair relatório parcial com os resultados.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Nesta semana São José perdeu a cabeça


Uma imagem vale mais que mil palavras!

Ainda as enchentes

Na noite de ontem estive junto com o Vereador João do Ovo (PTB), numa reunião com a comunidade de Picadas do Sul ( Jardim Pinheiros e Flor de Nápolis). Mais de 100 pessoas se fizeram presentes. O assunto ainda era o reflexo das enchentes e os problemas que continuam sem solução. Na próxima segunda-feira, dia 17, haverá uma audiência Pública na Câmara de Vereadores para avaliarmos a situação. A principal reivindicação dos moradores é que sejam proibidas novas edificações, no entorno destas áreas. É um assunto polêmico, que vai render muita discussão.
E por falar nisso, como dizia meu pai: Que Deus não permita, mas, e se der outra enchente nos próximos dias?

Perguntar não ofende:

O que é que a Guarda Ambiental está fazendo em nossa cidade?

terça-feira, 11 de março de 2008

Vídeos no Blog e no Youtube


Pessoal, a partir de hoje estarei postando alguns vídeos no blog, para interagir mais com meus leitores e amigos. O acesso pode ser feito na barra ao lado, intitulada "Eu na Tribuna" (clique nos vídeos para assistir), destacando principalmente os discursos e explicações pessoais na Câmara Municipal. Também estou no Youtube, onde os vídeos poderão ser acessados AQUI e AQUI. Obrigado pelas visitas e voltem sempre!

Deu na coluna do Prisco Paraíso (AN):

Batalha

A novela envolvendo o futuro político do prefeito Fernando Elias está longe de terminar. Novos capítulos à vista: os nove vereadores de São José que votaram pelo seu afastamento por 180 dias da Prefeitura já estão preparados para ingressar na Justiça contra o tucano. As ações serão de caráter individual, pela via da interpelação judicial. Em entrevista a uma emissora de rádio, Elias declarou que cada vereador levou R$ 200 mil para votar contra ele.

Uma noite especial

Nesta segunda-feira, fizemos um "pit stop" diante da tensão que vivemos nos últimos dias, abrindo espaço na Câmara para reverenciar nossas mulheres:


*Minha homenageada da noite: Denides Matos.



*Dona Rute e eu, com a homenageada recebendo a Medalha ao centro.



* Mesa Diretora, vereadoras (também homenageadas) e minha mãe Dona Odília.

Interpelação Judicial

Diante das acusações feitas pelo "Senhor Prefeito", de que vereadores teriam recebido R$ 200 mil para votar em seu afastamento e como eu estou entre aqueles a quem ele acusa, meus advogados estão impetrando uma interpelação judicial para que o mesmo prove as acusações que fez. Pelo que tenho ouvido de meus colegas vereadores, todos os que estão se sentido prejudicados, vão fazer o mesmo. Aquele anônimo que me pediu para dar nomes aos bois, começa a entender o recado...

Meu coração é azul e branco

Lembram quando fiz um comentário sobre o Marquinhos do meu Avai?
- Eu tinha "meia" razão.

Contudo, ele até mostrou um pouquinho do futebol que o consagrou. Infelizmente, o "conjunto da ópera" contribuiu para que aquele time quase campeão, virasse uma decepção! Só para rimar:
- O Juarez e o Japa tinham razão. Sinto que o Avai não será campeão. Fazer o que? O Leão é o time do meu coração!

segunda-feira, 10 de março de 2008

Reflexão sobre o Dia das Mulheres e o Dia dos Homens

No início de nossa civilização as mulheres é que mandavam nos homens. Depois, os homens passaram a dominar as mulheres, certamente por sua superioridade física.
Para quem não acredita nesta afirmação, vale dizer que o surgimento dos bordéis, casas de tolerância e mais recentemente as zonas de meretrício que existiam em cada cidade, surgiram da "máxima" que os homens casados procuravam mulheres bonitas e elegantes fora e tinham uma mulher que amavam e respeitavam (bonita, corada e gorda) que cuidava muito bem da casa e dos filhos e tinha uma cozinha enorme. Quem não se lembra disso, ou já assistiu em alguma novela ou filme de época?
Bem por volta dos anos 50 e 60, as mulheres começaram a se libertar, justo com a escassez de mão de obra no mercado de trabalho, devido ao desenvolvimento industrial dos países. Pois bem, é sabido que no futuro as mulheres vão voltar a dominar os homens. Exemplo disso, são as presidentes do Chile, Argentina, a previsão de uma mulher ser a próxima presidente dos Estados Unidos e aqui no Brasil várias mulheres já ocupam vagas nos ministérios, no mundo da política e na direção de grandes empresas.

Moral da história: Por que os homens estão pintando as unhas, fazendo cirurgias plásticas, cuidando do corpo? Para que, quando as mulheres voltarem a dominar os homens, eles não fiquem na cozinha fazendo o tipo (bonito, corado e gordo) e elas irem para as ruas se divertir com os bonitos e elegantes. Entenderam? Quem viver verá!

Você Sabia:

-Que 45% dos trabalhadores no Brasil são mulheres?

-Que, se as mulheres voltassem para casa, faltariam trabalhadores no mercado?

- Que se tivesse mais vagas de trabalho do que trabalhadores, os salários seriam bem maiores;

- Que aquela história de que mulheres morreram queimadas numa fábrica nos Estados Unidos até hoje não foi comprovada?

Falando nisso:

Hoje tem SESSÃO ESPECIAL às 19hs, para homenagear 12 mulheres escolhidas pela Câmara de Vereadores. Elas representam todas as mulheres de nossa cidade. Sessão será transmitida ao vivo pelo canal 23 TV Câmara (NET) e as 22h reprisada pelo canal 28 (viamax).

Deu no blog do Paulo Alceu:

Depois das declarações do presidente da Câmara, Edio Vieira, que apontou descaso da Casan com o município de São José ameaçando com uma revisão do contrato de concessão, a empresa encaminhou a todos os vereadores documentação descrevendo os investimentos na cidade. Evidenciou que em breve vai inaugurar o sistema de esgoto do Kobrasol, obra de R$ 2 milhões, e estará investindo R$ 24 milhões em água e esgoto através do PAC.
Acesse AQUI o blog do colunista político.

Só não vê quem não quer

Nós aprovamos um orçamento de 398 milhões de reais para o Prefeito gastar este ano em São José. Quantos Prefeitos gostariam de tem um orçamento desse porte ? E ainda dizem que a Câmara de Vereadores atrapalha o prefeito...

Vigias competentes

Futura obra do Colegio de Aplicação... patrimônio Público da cidade. Será que a Guarda Municipal foi substituída e a gente não sabia ?



* Clique em cima das fotos que se abre uma ampliação

sexta-feira, 7 de março de 2008

Quem acusa tem o ônus da prova

Está se tornando muito comum no dia-a-dia, ver pessoas em bares ou lugares públicos, normalmente em rodinhas de bate-papo, falando mal de alguém, em especial de nós políticos. Mesmo quando são pessoas comuns isto é muito feio... e é importante que, quando isso acontecer, as pessoas de pronto sejam repreendidas por alguém mais consciente.

Se pessoas comuns fazendo isso, já é reprovável, imaginem um político importante da cidade... que feio! Quero parabenizar alguns assessores que correram, procurando abafar a situação, recomendando serenidade ao acusador. Eu que me senti ofendido, claro, vou tomar as providências que o caso requer e exigir que ao acusador cabe o ônus da prova.

E para refletir:
O Canto da Sereia! Será que ele existe?

Rui Barbosa bem atual

"De tanto ver triunfarem as nulidades e agigantar-se o poder dos bons nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da virtude e ter vergonha de ser honesto". (Rui Barbosa)

Dia Internacional da mulher

Parabéns Dona Rute (esta é especial)... parabéns Dona Adília... parabéns Karine... parabéns Dona Bela... parabéns Dona Cila... parabéns Dona Neide! As principais mulheres entre tantas e tantas que eu amo e quero bem.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Que que eu sou, que que eu sou? Sois Rei, sois Rei!

Num País muito distante, havia um rei que exigia que ninguém o contrariasse. Quem quer que vivesse naquele reino, não podia contrariar o rei de jeito nenhum. Se o rei dissesse que era pedra, todos tinham que acreditar. Como haveria no reino uma grande festa, o rei iria desfilar num carro real. Para esta festa o rei mandou contratar um costureiro para fazer uma roupa real muito bonita e inédita. Apareceu um cidadão muito esperto, que de costura não entendia nada. Passou uma lábia no rei e este o contratou. Deu ao falso costureiro todos os teares e tesouras para fazer a famosa roupa real, onde liberou uma sala especial para os trabalhos de costura. O costureiro descobriu que o rei não admitia que ninguém o contrariasse e traçou um plano: Planejou costurar uma roupa “invisível”, onde só os inteligentes viam a roupa. Os “burros” não conseguiriam vê-la. Começou os trabalhos e convidou o rei para fazer as primeiras provas.


O Rei quando entrou na sala, viu o costureiro cortando o tecido e logo o indagou , pois não estava vendo nada. O costureiro mostrou o belo tecido, o tipo de costuras e os adereços e disse ao rei que ele não se preocupasse, porque só podia ver aquela roupa quem no reino fosse inteligente. O Rei para não demonstrar para os outros que ele era um burro, logo foi achando a roupa muito bonita. A noticia se espalhou pelo reino e todo os criados e subordinados quando iam ver a roupa nova do rei, não vendo nada mas para não serem chamados de burros, logo iam elogiando a roupa, principalmente quando viam o rei provando-a. No dia do desfile, o rei se achando o máximo com aquela roupa, subiu no carro e orgulhoso deu ordens para começarem o desfile. Garboso e completamente pelado e o povo com medo de ser chamado de burro, aplaudia o rei e dava “vivas a nossa majestade e sua magnífica roupa". Até que uma criança daquelas bem curiosas, gritou: Ei papai o rei esta núuuuu!

Foi uma confusão danada!

Uma boa proposta


O Vereador Osni meurer (PP), teve aprovado nesta quarta-feira, em sessão da Câmara seu projeto que obriga a Prefeitura Municipal de São José a colocar no site http://www.pmsj.sc.gov.br/ a lista de remédios disponíveis nos postos de saúde. Vamos ver como vai funcionar.

Vamos ouvir a Casan

No próximo dia 25, no plenário da Câmara, esperamos contar com a presença do Senhor Walmor Deluca para nos explicar os problemas da tarifa da água e esgoto de São José, além da novela da Lagoa de Estabilização. É esperar para ver!

Falando nisso:

Se você recebeu o talão de água, onde o esgoto tem o mesmo valor, lembre-se que a Casan está cobrando errado. A lei municipal nº3.124, de 11 de novembro de 1997, em seu art. 5º diz: “A tarifa de esgoto sanitário será apurada no percentual de 80% (oitenta por cento) do consumo de água (base de cálculo) dos proprietários titulares, possuidores diretos e indiretos e ocupantes dos imóveis”. Lei é para ser cumprida!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Decisão Judicial não se discute, se cumpre

A decisão judicial que suspendeu os efeitos do Decreto Legislativo, devolvendo o Prefeito à seu cargo, foi acatada pelos vereadores. O que resta é recorrer desta decisão, uma vez que é necessário promover os atos jurídicos que cabem para sanar as dúvidas. Neste caso há os que não concordam, mas é assim que funciona a tal harmonia entre os poderes. O Executivo executa, o Legislativo fiscaliza e aprova as leis e o Judiciário funciona com instância de recursos para resolver os conflitos que existem entre os poderes constituídos.

E agora?

A Câmara continua nas suas atividades normais. As Comissões continuam seus trabalhos e o Poder Executivo deve procurar atender as necessidades da cidade, sem colocar desculpas por não resolver os problemas reclamados.

A liberdade não tem preço

É triste ver colegas defendendo uma posição dentro do plenário, apenas e unicamente por medo de represálias. Apesar de toda a tensão vivida nos últimos dias, eu diria sim, que a LIBERDADE DE AGIR não tem preço!

terça-feira, 4 de março de 2008

A segurança que precisamos

A enquete que fizemos sobre a "Segurança em nossa cidade", demonstrou que as pessoas não estão satisfeitas com o atual sistema. De 105 respostas para a pergunta, chama a atenção saber que 59% se sentem inseguras e 30% acreditam que temos que rever tudo sobre segurança. Não vale aqui comentar os outros números, uma vez que, somados os dois últimos, podemos afirmar que 89% dos participantes querem melhorias no setor.

Esta pesquisa não tem base científica mas traz à tona a discussão para os problemas, que são muitos e cada vez mais visíveis: cadeias superlotadas e imundas, policiais ganhando um salário incompatível com o grau de periculosidade que enfrentam e sem uma carreira que traga segurança, ausência de planejamento na área e de medidas disciplinadoras em relação a bares e boates, falta de incentivo por parte do poder público de políticas sociais inclusivas, entre outros. Vale aqui registrar que é preciso uma maior participação da comunidade nos Consegs- Conselhos de Segurança- para que as pessoas tenham mais clareza do papel que cabe a elas, ajudando a combater a criminalidade. É por isso que defendo uma decisão política acertiva dos governos, para impor uma estratégia de segurança em que Estado e Sociedade possam efetivamente atuar juntos, a fim de erradicar esta eterna sensação de insegurança em que vivemos.

Neste espaço, não consigo discorrer sobre meu projeto de Segurança, que se bem aplicado transformaria nossa cidade num lugar melhor para se viver. Todavia, valeu a enquete... deu para sentir que temos que caminhar muito para atingir um índice aceitável de segurança em São José, no estado e no país.

E se acontecesse com você?

Tem muita gente levando na brincadeira a situação que vivemos nesta segunda-feira em nossa cidade. Não fiquei feliz com a atitude que tivemos (vereadores) que tomar. Mas enfim, tinha que ser assim...

Noticias da Casan

Lembram quando falei que a Casan havia aumentado a tarifa de água e igualando a tarifa de esgoto, correspondendo a 100% do valor cobrado pela água? Pois bem, descobri que na lei que autorizou a concessão dos serviços de água e esgoto, está bem claro que a tarifa de esgoto será sempre de 80% do valor da água.

O que fazer então?

Nesta quarta-feira vou voltar ao assunto. Pretendo entrar em contato com a CASAN e resolver esta questão. Me aguardem!

segunda-feira, 3 de março de 2008

O Dia Seguinte


Agradeço a solidariedade recebida pelos meus amigos e por muitos anônimos que me encontraram na rua, mas não posso estar feliz quando à atitude que a Câmara tomou. A decisão poderia ter sido evitada, se todo o esforço empreendido junto ao Prefeito, não tivesse sido em vão. Minha opinião sobre isso está no artigo que escrevi na edição deste Blog no último dia 28 "Eu tentei... fiz o que pude"! E, para que não tenham nenhuma dúvida sobre o assunto, convém esclarecer:

1 – O Partido do PSDB, em nenhum momento me exigiu posição contraria as que pratiquei, exceto me recomendou uma posição em favor do Prefeito, o que é diferente;

2 – O Partido do PSDB, solicitou que eu adiasse a sessão para outro dia, “até que a justiça se pronunciasse sobre o assunto”, que estava sub-júdice;

3 – Minha condição de Presidente da Câmara, me obriga cumprir a deliberação da Comissão e do Plenário, e neste caso jamais vou contrariar o regimento interno e a Lei Orgânica, sob pena de perder a autoridade perante meus pares;

4 – Há mais de um ano eu venho alertando nossas lideranças sobre a situação crítica da Prefeitura. Infelizmente, neste caso agiram tardiamente;

5 – O Contrato da Saúde, foi a "gota d´agua" na motivação do plenário em votar neste processo;

6 – A votação foi secreta e a Lei orgânica diz que o vereador é inviolável em relação a seu voto;

7 – Como política tem seu “jogo”, quem pode afirmar com certeza o autor daquele voto em favor do Prefeito?

8 - O afastamento do Prefeito neste caso, é uma norma legal. (art.64 da lei Orgânica). Se assim não fosse, a Comissão não estaria cumprido esta norma e o processo poderia ser anulado por erro formal;

9 – O Judiciário é o terceiro poder e neste caso, se ele entender inconstitucional esta norma da lei Orgânica, o ato de afastamento pode ser anulado, sem prejuízo dos trabalhos da Comissão Processante, que seguirão normalmente até o julgamento final.

O voto secreto

Muitos políticos induzem a população a ser contra o voto secreto. Infelizmente, ninguém teve a coragem de dizer porque em certas situações, o voto tem que ser secreto. Existem votações abertas, porque nelas os vereadores votam em relação ao que pensam sobre determinados projetos. A votação é secreta quando o resultado desta, representa o pensamento da Câmara e não de vereadores em particular. Deu para entender?

Exemplo: No caso de São José, foi a Câmara por 9 votos a 1 que decidiu pelo afastamento do prefeito e não este ou aquele vereador.

Para Refletir:

Há males que vem para o bem!