sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O PSDB da Grande Florianópolis dá a largada!

Participei na noite desta quinta-feira (28), de reunião na sede de nosso Partido. Na oportunidade, os Presidentes dos Diretórios Municipais da Grande Florianópolis, discutiram a situação do PSDB em cada cidade. Estavam presentes o Presidente Estadual e vice governador Leonel Pavan, o Deputado Federal Gervásio Silva, os Deputados Estaduais Marcos Vieira e José Natal Pereira, além de vereadores e militantes.


Foi muito bom, pois já deu para perceber que o partido começa a ganhar corpo em nossa região. Na oportunidade, ao fazer uso da palavra, destaquei que o partido precisa consultar através de prévias os nossos filiados, para escolher os candidatos a Prefeito e Vereadores. Enfatizei que o melhor candidato a Prefeito, será aquele que aglutinar o maior número de partidos numa composição para as próximas eleições. Enfim, fazer parte da mesa representando São José, me trouxe mais ânimo e disposição para continuar lutando pelos ideais da Social Democracia, bandeira maior do nosso PSDB.



* Fotos: Assessoria de Imprensa CMSJ

Para pensar:

“Exercer a vida pública é procurar defender todos os dias tudo que é justo, correto e que promova a paz. É ter a consciência de que não somos perfeitos, podemos errar, mas que qualquer que seja este erro, nele não seja encontrado indício de dolo ou má-fé.”

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Eu tentei... fiz o que pude!

Você já se deparou com aquela situação em que depois de tanto avisar, conversar, alertar um amigo, ele não toma jeito, não te escuta e não muda? Estou vivendo esta situação, no meu quarto mandato como vereador. Sempre procurei trabalhar em função do coletivo. Sei que não sou perfeito. Tenho minhas limitações...

Além de vereador, sou Presidente da Câmara de Vereadores de São José. Não posso impor minhas vontades, diante de 11 vereadores de diferentes partidos que tem idéias próprias, interesses políticos diferentes do meu. Conviver com eles, significa saber ceder muitas vezes, renunciar a posições assumidas. Enfim, para conviver num parlamento é preciso ter paciência, espírito de renuncia e acima de tudo, compactuar com o desejo da maioria. É sempre assim, se quisermos viver em harmonia. Eu sou obrigado a respeitar o regimento interno da Câmara, a Lei orgânica do município. Não posso agir diferente.

Pois bem, nesta sexta-feira, os vereadores se reunirão em Sessão Extraordinária, para tomar uma decisão que certamente ninguém gostaria de decidir. Mas, fomos eleitos para defender as coisas boas e também conviver com as situações ruins. A lei Orgânica do Município, diz em seus artigos 64 e 65 que, "quando um Prefeito tiver uma denúncia recebida pela Câmara e esta depois de ouvir a Comissão Processante, decidir pelo prosseguimento desta denúncia, o plenário da Câmara deverá decidir pelo afastamento dele, por até 180 dias, até que o processo seja concluído".

Infelizmente (vejam a ironia do destino), o autor deste artigo da lei Orgânica, foi o então vereador Fernando Melquiades Elias e que na época teve a proposta aprovada pela unanimidade dos presentes. Entenderam? Confesso que como membro do PSDB, busquei conversar com o Prefeito. Mas, não consegui mudar seu ponto de vista. Enfim, digam o que disserem, eu fiz a minha parte, seguindo a orientação do meu partido. Fiz o que pude!

Audiência Pública

Vamos convidar o Presidente da CASAN, Walmor Deluca, para vir até a Câmara explicar o aumento da tarifa de água e esgoto em São José. Não acredito que ele venha. Todavia, será muito bem recebido. Mas que venha com boas explicações... nós, os cidadãos de São José, não aceitaremos pacificamente este aumento injusto.

Perguntar não ofende

Por que uma pessoa que sofreu com as enchentes em sua casa e vai até a Prefeitura requerer a isenção de IPTU, tem que pagar R$11 para ter direito ao benefício?

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Falando de saúde mental

Nesta Terça-feira (26) participei de uma Audiência Pública, juntamente com outros vereadores, profissionais da área de saúde mental, representantes do IPQ (Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina) antigo Hospital Colônia Santana, além de representantes da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São José e do Ministério Público. Tratamos de estratégias para que possamos convencer o Prefeito Municipal a instalar o Programa Municipal de Saúde Mental.

Justificativa: Na verdade, a saúde mental é um problema que vem crescendo a cada dia, junto à população e a cidade tem que ter um CAPS –Centro de Atenção a Doenças Psicosociais. Significa que temos que ter nos postos de saúde também, psiquiatras, psicoterapeutas, psicólogos, etc. Ou seja, já não adianta mais ter somente médicos nas mais variadas especialidades. Os atendimentos de psiquiatria já deveriam estar sendo oferecidos para a população. Vamos começar um movimento para resolver os problemas nesta área. Vai ser bom para todos. Acredite!

* Fotos: Assessoria de Imprensa CMSJ

Nada como um dia após o outro

Lembram quando os militantes do PT iam as ruas pedir para que o Brasil não pagasse a dívida externa? E quando o Lula e o Brizola exigiam uma auditoria na dívida externa? Lembram do "fora FMI"? Pasmem: O Brasil acaba de ficar credor do FMI...

O que é isso?
As reservas em dólar do Brasil já são 4 bilhões de dólares maiores, do que o saldo de nossa dívida externa. Quem mudou? O Lula ou o Brasil?
- Os dois meus amigos. E me parece que mudaram para melhor. Ainda bem!

Estatística de Segurança

Como estão enganando bem a população! Calma... vem aí a nossa pesquisa!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Notas curtas sobre a Casan:


1 - Na Sessão desta segunda-feira, fui duro com a Casan. Com a Casan não... com seu Presidente, o tal de "Deluca". Homem que até já prestou grandes serviços como político, mas como atual comandante da estatal, vem enganando sistematicamente a comunidade de São José. Agora, elevou as tarifas em São José e passou a taxa de esgoto cobrada aqui, de 80% o valor da água, para 100%. A indignação é geral e estamos estudando uma maneira de rescindir o contrato com a Casan.

2 – O Governador Luiz Henrique da Silveira deveria dar um descanso ao seu amigo Walmor Deluca e convidá-lo a se aposentar. Idade já tem. Os funcionários da Casan, agradeceriam.

3 - Você sabia que o Prefeito Ronério de Palhoça, rescindiu o Contrato com a Casan e a tarifa de água hoje em Palhoça é 14% mais barata que a de São José?

4 - Se a Casan for privatizada a culpa é da política desenvolvida pelo atual Presidente da estatal. Que os funcionários saibam disso!

5 – Começamos a analisar juridicamente uma ação para rescindir o contrato da Casan.

6 – Não se preocupem, a comunidade vai ser consultada.

Ainda sobre as enchentes

1 - Me perdoem a franqueza, mas 15 dias depois das enchentes, não vi nenhuma atividade de limpeza e recuperação dos estragos. As nossas ruas estão uma calamidade;

2 – Sou obrigado a dizer que ainda tem família que não foi atendida pela Assistência Social;

3 - Outra coisa incrível: O cidadão atingido pelos alagamentos tem direito a isenção de IPTU, certo? Só que para conseguir a isenção, tem que pagar uma taxa de R$11. Pode?

Qual é o papel do vereador?

Se apresenta proposta, não é ouvido. Se vota contra, prejudica a cidade. Se critica, a turba não gosta...

Sobre as prévias do PSDB:

Se você é filiado ao PSDB e não recebeu uma carta sobre as prévias, entre em contato conosco. Email: ediovieira@terra.com.br

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Liberdade de Expressão

Vivemos num país democrático. Precisamos saber viver numa democracia. O respeito à opinião alheia, é parte integrante de um sistema democrático. Criei este Blog com o objetivo de poder me comunicar com mais pessoas. Todas as noites, tiro uma horinha, para escrever meus sentimentos, colocar minha posição em determinados assuntos.
Infelizmente, algumas pessoas se escondem no anonimato para enviar palavras ofensivas não só a mim, como também para outras pessoas. Não vamos construir um espaço democrático atacando quem quer que seja. Existem muitas maneiras de se expressar numa crítica. Alguns até pensaram que eu não iria liberar os comentários... vou liberá-los até que o nível não chegue ao insuportável!

E peço com todo o respeito, que podem até me criticar, mas no mesmo nível de minhas críticas. Se pensam que não é possível identificar os comentários, é ledo engano. Desculpem-me a franqueza, mas algumas pessoas preocupadas em se manter nos seus cargos, esquecem de usar a razão e ver que as coisas não estão boas. Em vez de colaborar e ajudar para a situação ficar melhor, ficam no discurso fácil da agressão, imaginando que vou ficar calado. Não vou ficar não! Este espaço na medida do legalmente possível, vai respeitar a LIBERDADE DE EXPRESSÃO de todos, doa a quem doer!

Esta vai ser a semana da Casan

Estou esperando um documento que devo receber nesta segunda-feira. O Presidente da Casan, Walmor de Luca, está preparando uma mordida no bolso da população de São José. Eu vou reagir... Este Presidente, há muito tempo vem enganando São José. Agora, quer usar o povo para sustentar a máquina da Casan!

* Na foto: vereador Amauri dos Projetos na Lagoa de Estabilização de Potecas, que até hoje não teve solução.

Futebol é uma caixinha de surpresa

Como não devo dizer mais nada, reproduzo algumas mensagens de alvinegros que eu gosto:

- “Fica Zunino” – Zeca.
- “Meu presidente, esta vai para o blog do Agostinho: Figueira Campeão” – Agostinho Pauli.
- “Figueiraaaaaaaaaaaaaaaa campeão” – Amauri Valdemar da Silva.
- “Sem comentários” – Juarez Furtado.

Mas, quero fazer uma homenagem aos torcedores do Figueira: aos aí de cima e também ao Japa, Cila e Marcelo (na foto) e Cia:

Na ilha formosa, cheia de graça, é o time da raça é o meu Avaiiiii.

VAMOS GANHAR O SEGUNDO TURNO... VOCÊS QUE NOS AGUARDEM!!!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Santo de casa não faz milagre!

Certo dia fui em uma comunidade de São José proferir uma palestra sobre saúde. O tema da palestra era "como ter uma vida saudável". Na primeira parte eu falava uma receita para adoecer mais cedo e na segunda, ensinava como ter uma vida longa e saudável. Senti que tive um bom desempenho. Durante a palestra, um senhor me olhava atentamente e eu imaginava que já o havia visto antes. Me pareceu que era um empreiteiro da Prefeitura. Conforme eu ia falando ao público, algumas pessoas se queixavam do tratamento que recebiam de determinados médicos. Vocês entendem... eram aqueles moradores que eventualmente acham que os médicos da rede atendem mal.

Enfim, a palestra foi até o final e após as palmas, aquele senhor se levantou e me parabenizou, sugerindo que eu poderia até cobrar por ela. Retruquei, dizendo que santo de casa não faz milagre. Neste instante, uma senhora me falou que o que eu disse era verdade, pois nem Jesus Cristo conseguiu tal proeza. Eu não acreditei e ela sugeriu que eu pesquisasse na Bíblia em Marcos 6: 1 a 6. Era verdade. Lá está escrito que Jesus não conseguiu realizar nenhum milagre na sua terra. Não vou citar aqui aquele trecho, só para que você mate sua curiosidade e leia a Bíblia. Ah, já ia me esquecendo:
Lembram quando fiz referência ao senhor que me parabenizou? Eu achava que era um empreiteiro. Para minha surpresa, o homem é um famoso médico oncologista de Santa Catarina, que por acaso ouviu o carro de som chamando a comunidade para a palestra, quando passava em frente ao seu sítio em Forquilhas. Coisas da vida. Ganhei um elogio, um eleitor e ainda me convenci de que "santo de casa não faz milagre". Se nem Jesus conseguiu, imagine eu!

Visita à Ceasa


Conforme havia prometido, ontem fomos à CEASA fazer uma visita. Lá estavam eu, o vereador João Rogério de Farias (PTB), a Vereadora Sandra Martins (DEM), Clara Bernardes (PSDB) , Osni Meurer (PP) e Agostinho Pauli (PSDB). Fomos bem recebidos pela diretoria, que expôs alguns problemas e decidimos discutir com a Prefeitura uma melhor parceria com aquela instituição. Para quem não sabe, a CEASA é uma empresa de economia mista do Estado e que presta um serviço de alcance social. Na verdade, ela aproxima os produtores de ortifrutigranjeiros com o público consumidor. Mais detalhes, leiam o "Correio de Santa Catarina", edição desta Sexta-feira.

Obrigado Figueira

A vitória de quem "somos fregueses", botou água no chope das pretensões do Criciúma. Domingo vamos pegá-los à meia boca. Bem, aí meus co-irmãos do estreito... o primeiro turno está no papo. Quem viver verá! Obrigado pela forcinha.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

São José, um município "pobre" no esporte!

Na sessão de ontem, durante a discussão de um projeto em que a Câmara autorizou o município a conceder auxílio a um atleta halterofilista, fiz uma reflexão na tribuna. Percebi a insensibilidade dos últimos governos de São José, inclusive o atual, que nunca colocaram as práticas desportivas como um dos itens mais importantes para a formação de nossas crianças e adolescentes. Não vou me aprofundar no assunto, apenas vou citar alguns exemplos:

1 – Incrível, você sabia que um município como São José, com mais de 200 mil habitantes, não tem uma pista de atletismo?

2 – Você sabia que nossa cidade com toda esta pujança tão decantada, não tem uma piscina de 50 metros (olímpica), para a prática de natação?

O que dizer... se temos dinheiro para construir ginásios de esportes, Centro Multiuso, Teatro, etc, não podemos dizer que não existem recursos para estas necessidades esportivas.

Nossa participação nos Jogos Abertos de Santa Catarina é sofrível.
Tudo bem. Podem até dizer que estou sendo muito crítico, mas é a mais pura verdade. Eu não vou me calar, até que nossas crianças e adolescentes, com todo o respeito, não fiquem só batendo bumbo e tocando corneta por aí.

Ainda sobre IPTU e Taxa do Lixo:

Tenho recebido muitas reclamações, em virtude de que a Câmara aprovou a prorrogação do IPTU e da Taxa de Lixo, para o dia 12 de março próximo. Infelizmente, a pressão das pessoas que não receberam os carnês por incompetência de alguém, resultou na decisão dos vereadores em aprovarem o novo prazo para pagamento.

Os nossos contribuintes que pagam em dia (e agora estão reclamando) seus tributos nunca foram tão desrespeitados como nos últimos tempos. Justo estes, que deveriam ser recebidos com tapete vermelho pela Prefeitura Municipal. Enfim, já não sabemos mais o que fazer.

Eclipse da lua deixou tudo preto e branco

Quem ficou em casa comendo pipoca e secando o nosso leão, já campeão, teve um reforço inesperado. Quando a lua se escondeu, o céu deixou de ficar azul e se tornou preto. Aí meu irmão, foi “secassão” total: Avai 2 X Chapecoense 3 . Uiiii!

Hoje os marinheiros vão cometer um “crime”. Aguardem..!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O Perfil de um bom governante


As pessoas não querem mais saber de políticos. Não estão se interessando por eleições. Se fizermos uma pesquisa, vamos descobrir que a maioria quer que o voto não seja obrigatório. Ou seja, se puderem, nem votam. Porque isso acontece?

- Na minha opinião, porque a maioria dos políticos que assume o poder e não consegue fazer uma boa administração, tem o hábito de colocar a culpa em seu antecessor. Eu não vou aqui entrar em detalhes, até para não induzir quem está lendo, achar que estou me referindo a alguém em especial. Mas quem assume um cargo e fica dizendo que não obtém melhor resultado porque o outro deixou dívidas ou não apresentou este ou aquele projeto, sinceramente está buscando desculpas pela sua incapacidade de administrar.

Se eu sou candidato a um cargo de prefeito, governador, ou presidente, primeiro eu tenho que me certificar sobre a situação financeira e administrativa da cidade, do Estado ou do País. Se eu perceber que a situação é critica eu simplesmente não me candidato. Agora, se ao contrário disputo a eleição e ganho, vou administrar consciente da situação que irei encontrar. Se não procurar agir dessa forma, então eu não estava preparado para aquela função.

Diante disso, eu penso que qualquer prefeito que até as próximas eleições ficar reclamando que não consegue administrar bem o município, porque o antecessor é culpado, então caia fora: dê o lugar para outro! Outra reclamação comum de alguns é que a Câmara de Vereadores atrapalha e não aprova os projetos que ele quer, etc. Para exemplificar esta situação lembro-me de um julgamento de um prefeito pelo Tribunal de Justiça, quando o advogado de defesa disse que o seu cliente, sofria perseguição política por parte da Câmara. Um dos Desembargadores, ao justificar seu voto, enfatizou que “o prefeito não esperava que ao se eleger teria 21 anjinhos na Câmara para lhe dizer amém”. O bom governante é aquele que assume o poder, consciente que tem que administrar olhando para a frente e não no espelho retrovisor. É isso aí.

O verão acaba no Carnaval

A grande mídia, sem querer querendo, botou na cabeça da população que o verão acabaria logo depois do carnaval. O carnaval se foi e agora é que o calor pegou pra valer. Interessante!

Você sabia...

... que todas, eu disse "todas" as pessoas que reclamam na Rádio ou na TV, que em determinado Posto de Saúde falta remédio, tem em sua casa medicamentos que não estão vencidos, sem uso e certamente serviriam para outros que necessitam?

Já imaginaram:

Que se todo mundo levasse num Centro de Saúde aquele medicamento que esta lá na gaveta de sua casa esquecido (ainda em prazo de validade), muitas pessoas seriam beneficiadas?Pense nisso!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O lado Espiritual


Tenho falado neste espaço, sobre os problemas de depressão que atingem um grande número de pessoas à nossa volta. É incrível como tem gente sofrendo desta doença. Alguns inclusive não sabem que estão com depressão.
Na edição do Jornal "A Notícia" do dia 15 último, na página A3, li um artigo da psicóloga Inajara Freitas Villar Paiva, onde ela diz que “há pessoas que ainda pensam que procurar um sentido para a própria vida, baseados na existência de um ser superior é uma espécie de fragilidade intelectual”. Ou seja, acreditar em Deus, ter uma prática religiosa, é uma atitude de pessoas menos esclarecidas.

Pois eu estou convencido de que sábio, é aquele cidadão que não tem vergonha de acreditar que acima de qualquer recurso necessário para melhorar sua qualidade de vida, está o exercício da prática da relação com as coisas de Deus.
Estar ligado nas coisas espirituais é exercitar a fé, é ter esperança de que nossa vida pode ser melhor se acreditarmos que alguém cuida de nós. Que temos uma dependência sadia num ser superior que nos governa, que nos vigia, que nos dá a liberdade com responsabilidade, para que tenhamos bom ânimo diante da vida.

Eu sei que alguns vão dizer que estou tocando num assunto perigoso. E respeito todas as opiniões. Porém, reafirmo a minha fé num futuro melhor, baseado numa esperança viva de que acima de nós existe um Deus extraordinário que nos surpreende a cada dia. A psicóloga Inajara em seu artigo conclui que “um ser humano pode enfrentar milhões de problemas e sobreviver, mas ele não sobrevive quando perde a esperança”.

Plano de Cargos e Salários

Fui procurado nesta segunda-feira, por um grupo de funcionários efetivos da Administração Direta da Prefeitura de São José. Foram me pedir apoio para aprovar projeto que o Prefeito está encaminhando para a Câmara.

Se depender do meu apoio, tudo é possível... a pergunta que deixei claro para eles é a seguinte:
- Adianta aprovar um plano para pagar somente em 2009 e 2010?
Como dizia um famoso vereador que não se elegeu na última eleição: “Este projeto é o mesmo que mandar lembrança para quem não conhece”. Fiquem ligados amigos!

Reunião na Colônia Santana

A Convite do Conselho Comunitário da Colônia Santana, estaremos reunidos hoje as 20h naquela comunidade, para discutirmos a legalização dos terrenos dos moradores da região.
Na verdade, as terras ocupadas pela freguesia da Colônia Santana, pertenciam ao Governo do Estado e aos poucos foram sendo habitadas. Como é uma área consolidada, se torna necessário discutirmos a legalização da posse.

Avai- Lider Absoluto


Brusque 0 x Avai 1

A derrota para nossos amigos alvinegros doeu muito, mas vamos ter uma compensação!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Somos todos responsáveis

Depois de 16 anos como vereador, convivi com pessoas, aprendi com elas, errei com elas, errei por elas. A soma de tudo isso, foi que aprendi muito. Quase completando quatro mandatos, sinto que a nossa sociedade precisa reagir, precisa pensar mais, precisa compreender o seu papel como controladora social da democracia.

O mandato não é mais meu é do meu Partido (PSDB), logo tenho que prestar contas aos filiados de meu partido e aos eleitores que me elegeram. Porém me angustia saber que prefeitos, governadores, e até mesmo parlamentares, ainda não entenderam que é preciso ouvir a população. É duro quando um prefeito diz que vai fazer uma escola e a população quer é um centro de saúde. Mais duro ainda é quando as ruas estão esburacadas e lá vem a prefeitura abrir uma nova estrada, deixando as velhas em petição de miséria. Isso acontece, porque ainda não entenderam que eles devem ser meros gerentes da coisa pública e que para que seja assim, nossa gente precisa participar mais das decisões de governo.

É preciso interferir nos atos de governo. Como? É necessário que participemos dos chamados movimentos sociais. Existem as Associações de Moradores, mas as pessoas não se interessam. As igrejas trabalham muito o "divino", o doutrinário, mas não trabalham a cidadania. As escolas com diretores nomeados são meros instrumentos para propagar as políticas de governo e não as políticas de estado, que passam pela educação de qualidade. As pessoas preferem colocar na vala comum todos os políticos, em detrimento de uma grande maioria que quer lutar para melhorar as condições de vida da população.

Essa reflexão é para dizer que também tenho minha culpa, mas quero continuar mudando o jeito de fazer política. Ver uma sociedade mais participativa me motiva a estar permanentemente reunido com a comunidade, ouvindo as pessoas, aprendendo com elas.

Tenho um sonho e quero vê-lo realizado. Sonho ver as pessoas entenderem que vivemos numa República. Mas, para que tenhamos uma prática republicana é preciso que todos entendam o conceito de república ou res pública, do latim “coisa pública”. E se a coisa é pública você também é responsável por ela.

Agenda da Semana

1 - Vamos agendar uma Audiência com o Prefeito Fernando Elias, os vereadores e uma comissão de moradores de Picadas do Sul (Pinheiros e Flor de Nápoles).

2 – Vamos fazer uma vistoria nas ruas de Campinas e Kobrasol. Segundo um internauta, as bocas de lobo estão literalmente entupidas.

3 – Vamos visitar a Ceasa.

Hoje tem Sessão Ordinária

As 19hs. E será transmitida pela TV Câmara canal 23 da Net (ao vivo), canal 20 (Net) e canal 28 Viamax (gravado) as 22hs.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Visita ao Hospital Regional:


Conforme havíamos anunciado, nesta quinta-feira (14) visitamos o Hospital Regional. Fomos muito bem recebidos pelo Dr. Jorge Coelho e sua equipe técnica. Falamos de vários assuntos ligados ao Hospital. Discutimos as reclamações dos usuários e a direção colocou as dificuldades da instituição. Ficou acertada uma agenda, sobre a relação do Hospital Regional com a Saúde de São José. Aprovamos as seguintes propostas:

1 - Vamos realizar uma Audiência Pública envolvendo a Direção do Hospital Regional, a Secretaria Municipal de Saúde de São José, lideranças comunitárias e a Câmara de Vereadores;

2 – Todos os meses haverá uma reunião de avaliação e acompanhamento das ações que vamos implementar, com o objetivo de buscar apoio para o Hospital Regional;

3 – O Vereador Agostinho Pauli (PSDB), foi designado por mim e aceito por todos para ser o coordenador da agenda.

Enfim, o pouco que pudermos fazer, dentro de nossa competência, iremos fazer.

É Fácil

Faça para os outros, o que você gostaria que fizessem para você!!!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Continuo Dentro!

Deu no DC de hoje- Informe Político do Roberto Azevedo:
INSTIGANTE
Depois das desavenças sobre as cheias de janeiro, os prefeitos Fernando Elias (PSDB), de São José, e Ronério Heiderscheidt (PMDB), de Palhoça, viajaram, ontem, lado a lado no vôo para Brasília. O assunto foi o encontro de Ronério com o presidente da Câmara josefense, Édio Vieira (PSDB). Deve ter sido bem divertido.

Análise de nossa enquete

Já sabemos que o Brasil precisa de um projeto de desenvolvimento econômico, de uma reforma na Previdência, uma reforma tributária... enfim estão sempre falando em reformas. Falam inclusive em reforma política. Nossa enquete, já encerrada, mostrou que os leitores do blog querem continuar apostando nas pessoas (64%) e não nos partidos. Incrível! Não é assim que pensam nossos lideres políticos e sinceramente, nem os Ministros do Supremo, que além de entenderem que o mandato do político pertence ao partido, ainda decidiram que se o político mudar de partido, deve perder o mandato.
Bem, pude deduzir com essa pesquisa rápida, que as pessoas ainda não entenderam o mecanismo da fidelidade partidária e a sua importância no contexto da legislação eleitoral. Isso ficou demonstrado, entre os que vão esperar um pouco para ver como é que fica (21%). É isso aí. Ate a próxima!

Se não ajudar, atrapalhar é que não vai...

* Foto: Marcilio Arruda

Repercutiu muito nesta quarta-feira, a minha foto com o Prefeito Ronério Reiderscheidt durante almoço no Restaurante Pegorini. Bem, nada acontece por acaso... Todavia foi uma agradável coincidência. Agradável, porque o Prefeito de Palhoça é uma figura muito legal. Aproveitamos a oportunidade para falar sobre o futuro de Palhoça e de São José. Foi um papo muito produtivo! Lá na frente, a revelação do PMDB da Grande Florianópolis, pode ser importante para qualquer costura que necessitarmos.

Prorrogação do IPTU e Taxa do Lixo:

O Projeto já está na Câmara e deve ser aprovado na segunda-feira. Quanto ao REFIS, não acredito que saia um outro neste ano.

Destaque do dia


Nos últimos dias, tenho observado que o Deputado José Natal Pereira está circulando bem na área. Percebo que amadureceu bastante politicamente e a Assembléia Legislativa lhe faz muito bem. Já está começando a crescer o bico de alguns... calma pessoal, ele é tucano!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Coitada da Geni

A população está muito desacredita nos poderes constituídos. Esta é uma verdade que temos que enfrentar e aceitar. A confiança é um sentimento que depois de se perder, leva gerações para se recuperar. Não é punindo um ali, outro mais adiante que vamos resolver este problema. A historia dos cartões corporativos do Governo Federal envolve a princípio, o atual governo. Mas quem instituíu este cartão, em que governo foi? Agora não adianta ficar caçando bruxas. Tem é que se impor critérios, controle... enfim ,um regulamento transparente !

Quero dizer com tudo isso que a comunidade precisa dispor de um tempinho por semana e se reunir para discutir os pequenos erros que cometemos, como por exemplo, não ir nas reuniões da escola de seu filho quando a professora manda, pedir nota fiscal quando compramos uma mercadoria, não furar a fila do ônibus, fila de banco, nem dizer que tem mais de 60 anos para usar os espaços dos idosos nos bancos. Enfim, todos nós temos um pouquinho de culpa em tudo isso. Já sei, muitos vão dizer: olha quem está falando! Bem, sou um cidadão comum, tenho o privilégio de representar meus eleitores numa Câmara de Vereadores, tenho meus defeitos também... mas, tenho consciência de que faço parte de uma sociedade que precisa discutir suas deformações. Não podemos ficar só "jogando pedra na Geni”, como diria Chico Buarque.

Isso nunca vai acabar?

Como se fala mal da vida dos outros. Brincadeira...!

Cabeça de Pedra:

Meu Deus, como é difícil mudar a cabeça de uma pessoa teimosa que eu conheço! Ah, se me ouvisse e mudasse um pouquinho... como seriamos felizes. Que pena...!

Incrível...

... como as pessoas mudam quando assumem o poder. É impressionante..!

Audiência Pública em Picadas do Sul

A Pedido do Vereador João do Ovo (PTB), realizamos uma Audiência Pública na Escola Laurita Dutra de Souza. Mais de 40 pessoas, organizadamente representando cada rua daquela comunidade (Jardim Pinheiros, Flor de Nápoles), relataram a situação das famílias atingidas pelas enchentes. Por tudo que disseram, imperou a desorganização no atendimento da população, apesar da boa vontade dos órgãos da Prefeitura Municipal. Os moradores querem que a Prefeitura preste contas dos gastos referentes ao período de situação de emergência, decretada pelo Prefeito. Acho justo e vamos voltar ao Assunto. Estiveram presentes os Vereadores Antonio Luiz Battistti (PT), Adeliana Dalponte (PMDB), Sandra Martins (DEM), Augustinho Pauli (PSDB), João Rogério de Farias (PTB) e eu.

* Fotos: Marcus Vinicius

Homenagem a Dona Nini


Nesta quarta-feira, as 10h, será sepultada a artista plástica e poetisa "Dona Nini", josefense da gema, autodidata e apaixonada pela arte. Fica para a nossa história, através de seus quadros e livros de poesias. Tinha oitenta anos.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Notícia de última hora

Recebi agora a informação de que o Prefeito Fernando Elias está encaminhando projeto para a Câmara de Vereadores, em regime de urgência, propondo a prorrogação do vencimento do IPTU e da Taxa do Lixo para o dia 12 de março. Era o que eu defendia desde o início.

Você sabe como surgiu o imposto?

Há muitos e muitos anos, os reis mandavam os cobradores de impostos arrecadarem os tributos das pessoas. Não havia regra. Era cobrado pela “cara do freguês”. Quem nunca assistiu aos filmes de época, onde os cavaleiros saiam e arrancavam a força os bens e viveres das pessoas mais pobres? Quem não se lembra da “derrama”, período em que os cobradores de tributos saiam cobrando de todo mundo? Acontecia aqui no Brasil, no período colonial também. Mas foi na Inglaterra durante o reinado de João I, o "João sem terra", quando a população, revoltada com as injustiças nas cobranças dos tributos (em que alguns pagavam o que não podiam e os amigos do rei não pagavam nada) que aconteceu uma manifestação, onde surgiu a proposta de que as pessoas pagassem um percentual imposto e assim todos destinariam uma parte de suas posses e rendas para o governo. Daí a origem da palavra imposto! Logo, o imposto foi uma decisão democrática da população que perdura até hoje. Desculpem a linguagem, é só para o pessoal entender a mensagem.

O imposto em São José

Dentre os principais impostos de São José, destacamos o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) cuja primeira parcela do ano vence hoje, dia 12. Durante o dia você pode pagar o IPTU do ano em cota única, com desconto de 30%. Confira abaixo, algumas perguntas e respostas que podem esclarecer suas dúvidas:

1. Quem paga IPTU?

- Quem tem um imóvel, constituído de apenas um terreno na área urbana da cidade, paga o Imposto Territorial Urbano e se tiver edificação em cima, paga o Imposto Predial. Por isso diz-se Imposto Predial e Territorial Urbano. Entenderam?

2. Como é cobrado?

- A Prefeitura lança sua propriedade num cadastro (registro) e baseado num “espelho”, onde aparecem todos os dados é calculado o imposto.

3. Como é encaminhado o carnê de IPTU?

- A Prefeitura encaminha o carnê. Você assina um recibo deste carnê e está pronto para ser pago.

4. Onde está escrito isso?

- Na Lei Orgânica do Município está escrito: “Art. 85 – Nenhum contribuinte será obrigado ao pagamento de qualquer tributo lançado pela Prefeitura sem prévia notificação. § 1 – Considera-se notificação a entrega do aviso de lançamento no domicilio fiscal do contribuinte, nos termos da legislação federal pertinente. § 2 – Do lançamento do tributo cabe recurso ao Prefeito, assegurado para sua interposição o prazo de 30(trinta) dias contados da notificação.

Minha opinião:

Como houveram várias prorrogações de pagamentos de tributos em nossa cidade nos últimos anos e como a entrega dos carnês não foi feita como deveria, penso que o Prefeito deveria prorrogar o pagamento da primeira parcela do IPTU e da Taxa de lixo. Já falei com ele e acredito nesta hipótese. Aguardem o dia de hoje. Para sua tranqüilidade, posso lhes assegurar que se você não foi notificado do IPTU, como manda a lei, acredite: deverá ser definido um novo prazo para pagamento.

Devemos colaborar com a Administração da Cidade:

Apesar de tudo isso, a Educação, a Saúde, a Segurança, enfim as obrigações do Poder Público Municipal, devem ter na sua arrecadação a garantia destes serviços. Todavia, as regras precisam ser cumpridas por parte de quem deve pagar tributo e por parte de quem devem cobrar. Não acham?

Conclusão:

Penso que o IPTU e a Taxa de Lixo, que vencem hoje devem ter seus vencimentos prorrogados para 12 de março. Fiquem ligados!

Sobre o Centro de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura:

Caro Rodolfo Ribas, realmente tens razão. Não tem explicação! O Centro de Atendimento da Prefeitura (por mais que eu gostaria de não afirmar isto aqui) infelizmente está deixando a desejar em relação a finalidade para o qual foi criado, que é atender ao cidadão. E a culpa não é dos funcionários... é aquela velha história: quando a cabeça não comanda, o corpo é quem paga. Coitados dos funcionários e dos contribuintes!

Até mais para todos.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Notícias do Lixo e do IPTU

Por todo o dia de hoje, vamos ter notícias sobre a taxa do lixo e do IPTU, cujas primeiras parcelas vencem neste dia 12, terça-feira. Extra-oficialmente, tenho recebido informações de que a Engepasa, conseguiu uma liminar suspendendo o contrato que a Prefeitura de São José tem com a Proactiva. Está complicado...
Existem alguns problemas a serem resolvidos. Exemplo: as pessoas que pagaram o ano de 2008 em cota única para a Engepasa, a Prefeitura se comprometeu em devolver a diferença neste ano. Só que até agora, nada!
Outra informação: é voz corrente que o Prefeito quer prorrogar a data de pagamento da cota única do IPTU e taxa do lixo.
Enfim, é melhor aguardar o dia de hoje. A coisa está bem complicada. Prudência e paciência nesta hora, são muito importantes.

Automedicação (um problema de educação)

Na sexta-feira de manhã recebi um telefonema de minha irmã Isabel, dizendo que a dona Adília (74 anos), minha mãe teve uma indisposição. Como conheço meu “eleitorado”, fui lá e mais uma vez matei a charada: Ela por recomendação de uma amiga tomou em jejum uma dose de cloreto de potássio, para melhorar os ossos. Em outra oportunidade aconteceu o mesmo: recebo ligação da Belinha, dizendo que a mãe não estava bem... e lógico, havia tomado uma “poção” que era boa para a circulação de sangue.
Caramba, em pleno século 21, nem a minha família escapa da automedicação?
Gente por favor, se tiverem dificuldades em consultar um médico, procurem na internet. Eu pesquisei e descobri: Cloreto de Sódio tem efeitos colaterais. Cuidem-se, pesquisem!

Somos fregueses


Não tem jeito,
Não tem explicação
Perder para o figueira
Abala meu coração

Eu não perco minha fé,
Nem minha animação,
Até perdemos pro figueira,
Mas, seremos campeão!

Sim, perdemos este jogo,
Até aceito a gozação,
Seja do Juca e do Japa,
do Amauri ou do João,
desta vez não nos escapa,
O Avaí será campeão!

Sessão da Câmara

Hoje as 19h estaremos (nós vereadores) mais uma vez reunidos. Na pauta, alguns assuntos quentes, como o "rolo do lixo" e a situação do Hospital Regional, além da apreciação e votação de projetos importantes. Não percam!!!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Hospital Regional: a paciência está se esgotando

Recebi em meu gabinete o vereador Agostinho Pauli (PSDB), A Vereadora Clara Bernardes (PSDB) e o Deputado José Natal Pereira (PSDB). O Problema do Hospital Regional de São José entrou na conversa. Realmente a situação ali está uma vergonha. Faltam anestesistas, médicos, além de outras necessidades que trazem sérios prejuízos para a nossa comunidade. Minha paciência está esgotada.

Comissão Especial:

Vamos aprovar um requerimento na sessão de segunda-feira (11) e constituir uma Comissão Especial para fazer uma visita ao Hospital Regional e vermos o que está acontecendo de perto. Vamos convidar inclusive pessoas de nossa comunidade, para juntos, partirmos para uma grande mobilização. A idéia é exigir do governo estadual as soluções urgentes, a fim de que as pessoas não sofram nas filas de cirurgias. Quem tiver mais informações ou denúncias sobre este atendimento precário, entre em contado conosco!!!

Eu quero é novidade!

Caro Ademir do Roçado, em respeito ao seu comentário:
ainda naum recebi o carnet do lixo e lembrando que o prazo para pagar com desconto vence na terça que vem. fui na prefeitura ontem e desisti, de tanta gente reclamando da mesma coisa.dizem que pode ser tirada a segunda via pela internete com o numero do registro do imovel.tentei umas cinco vezes e nao consegui, sempre dava erro e o sistema deles e lento que doio que fazer neste caso meu caro edil????
Quanto ao carnê do lixo, eles tem que encaminhar para você. Defendo a idéia e penso que a obrigação é da Prefeitura enviar via correio aos contribuintes . É um assunto que vou te esclarecer até segunda-feira, dia 11. Sobre a Internet da Prefeitura, só os Secretários Municipais e o Prefeito é que não sabem disso! Depois dizem que nós vereadores é que atrapalhamos o executivo. Mesmo assim, vou me inteirar do assunto.

Sem censura, Luciano...

E, respondendo ao Luciano, que comentou:
"Uééé... no link que leva pro saite não tem os pronunciamentos........será que falaram coisa demais.....porque não passar as sessão na internet em tempo real...........sempre passo por aqui todos os dia para saber das novidades no blog. Valeu!!!!!!!!!!"
Não houve censura não, meu caro leitor! Foi bobeira da assessoria de impressa da Câmara. Já dei aquela chamada na turma. Quase dei um cartão amarelo! Não vai se repetir. Sobre transmissão online, já falei sobre o assunto. Aguarde!

Recuperação do galego do Avaí

Lembram daquela observação que fiz sobre o futebol do Marquinhos Galego do meu Avai? Recebi inclusive algumas críticas. Estou queimando a língua. O rapaz de Biguaçu, parece que recuperou seu bom futebol. É bom demais para ser verdade... UUUHHHH AVAIIIIIIII !!!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Começou o ano legislativo em São José

Como não tínhamos projetos para deliberar na ordem do dia, os vereadores apresentaram suas considerações sobre o ano legislativo que começa:

O Vereador Battistti, discorreu sobre a taxa de lixo, que segundo ele, parece que está dentro da normalidade. Eu penso que ele ainda vai se convencer do contrário... A Vereadora Adeliana, com carnê na mão, não concordou com o vereador do PT. Os vereadores Augustinho Pauli, João do Ovo, Clara Bernardes e Amauri Valdemar da Silva, também usaram da tribuna, onde discorreram sobre as questões das recentes enchentes. Sugiro uma espiadinha no site da Câmara de Vereadores clicando AQUI onde podem ser conferidos os pronunciamerntos. Sempre é bom acompanhar o que estão fazendo e dizendo nosso vereadores. Inclusive eu me manifestei por lá!

Respondendo aos comentários do blog:

Visitante de nosso Blog, a Elizabeth é mais uma moradora de São José que anda preocupada com a questão da taxa do lixo.

- Cara Elizabeth, estamos iniciando uma analise mais apurada da situação. O problema do lixo ainda vai requerer melhor estudo. Até o próximo dia 11, véspera do pagamento da primeira parcela, podem haver mudanças. Fique ligada...

Quanto ao Canal 23 da Net. Tivemos um problema técnico, que espero, não vai se repetir. Garanto que você irá assistir a sessão da próxima segunda por este canal...

- E, respondendo ao Lemos, devo dizer que a transmissão pela internet está em fase final de solução técnica, para disponibilizarmos as sessões online, com qualidade. Muitas pessoas já nos solicitaram este serviço. Vem novidade por aí. É só mais um tempinho!

O que eu penso sobre a taxa de lixo

Eu estou convicto de que, cobrar taxa de lixo por metro quadrado é inconstitucional. Já existem até decisões no STF e em Tribunais de Justiça de vários Estados Brasileiros.

Além de inconstitucional, não tem lógica. É preciso saber que uma garagem não produz lixo. E, é obvio, que quem produz lixo são as pessoas. Logo a melhor maneira de medir a produção de lixo, é verificar o quanto se consome de energia ou de água em uma residência. Quanto maior o consumo, mais lixo se produz, não concordam? Portanto, se fosse aplicado um percentual sobre a conta de luz, certamente os valores seriam mais justos. Pelos meus cálculos, a taxa de lixo ficaria entre 3 a 5% dos valor pago pela tarifa de energia de sua casa. Calcule a sua e veja como cairia o preço. Infelizmente o Prefeito sequer analisou minha sugestão. Um dia vou provar que tenho razão...

Para terminar

Caramba, a coisa tá feia para os nosso amigos alvinegros.

Calma turma, ainda falta o clássico!!!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Carnaval estranho

Não sei se foi impressão minha, ou se é a leve gripe de que fui acometido, mas eu senti que este foi um carnaval diferente ou não se faz mais carnaval como antigamente...
Em São José, penso que foi meio sem graça. As chuvas tiraram o ânimo da comunidade. Não sei, gostaria de discutir isto com quem se interessar em comentar o assunto.

Falando em calamidade pública

A chuvarada da semana que passou trouxe enorme prejuízo para a comunidade atingida e a não atingida, até porque quem vai pagar a conta somos todos nós. Passada a enchente, tiramos algumas velhas lições:

1 – Os alagamentos acontecem nos locais de sempre;
2 – Os governos (municipal principalmente), sabem da solução e não resolvem o problema;
3 – O povo é inteligente, quando percebe que não há controle na distribuição dos auxílios (colchões, material de limpeza, cestas básicas...), não perde tempo. Chama todos os amigos para a festa da distribuição descontrolada. Teve gente de Biguaçu, Palhoça, Estreito e outros mais... Dizem que foi uma loucura!

Solução para evitar os alagamentos:

Quando Secretário de Habitação do Município, iniciamos o "Projeto Morar Bem", que entre outras coisas, promoveu a desfavelização. Transferimos a Favela do Pedregal (já foram ver como esta hoje?) e removemos os moradores dos fundos do Jardim Zanellato, onde hoje passa a Avenida das Torres. Organizamos também a comunidade da Vila Formosa... regiões que a partir destas obras não sofrem mais com desmoronamentos ou enchentes.

E os bairros Jardim Pinheiros e Flor de Nápoles?

São duas comunidades que estão localizadas em parte do leito secundário do Rio Forquilhas e só a remoção é a solução.O município pode até indenizar os moradores que não quiserem ser levados para outra área. Não me digam que é impossível. Eu digo onde está o dinheiro para isso!!!

O quê a Câmara pode fazer?

A partir desta quarta-feira, os vereadores recomeçam os trabalhos e certamente vamos discutir a situação, baseada num balanço que a Prefeitura deve ter preparado. Em cima disso, vamos analisar as medidas propostas. Na minha opinião, o Prefeito Fernando Elias deveria fazer uma prestação de contas para a comunidade e para a Câmara dos gastos efetuados , demonstrando total transparência. Pretendo conversar com ele sobre o assunto...

Para Refletir:

Aristóteles Onassis, um dos homens mais ricos que o mundo conheceu, ao ser questionado sobre "O que seria um homem rico?", respondeu:
-Um homem rico é um pobre com muito dinheiro.

Para não esquecer:

Hoje tem sessão da Câmara de Vereadores às 19h. Assista ao vivo no canal 23 da Net (São José), gravada no canal 20 da Net e canal 28 da Viamax.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

"Seca sem chuva é ruim, mas seca d´agua é pior"

Quando a natureza age, infelizmente temos que compreender. Tenho a sensação de que os fenômenos que acontecem, podem nos mostrar que somos inúteis. Inúteis, porque nada podemos fazer. É assim num terremoto, numa seca, furacão, vendaval ou até mesmo numa enchente como agora. Ao dar uma volta nesta quinta-feira nas áreas mais atingidas, me recordei de 1995, quando aconteceu a última cheia em São José. Nestas horas ninguém tem culpa, nem governo, nem povo... Mas todos são culpados! Ver as mesmas pessoas de novo carregando seus pertences nas costas, com um olhar de impotência... ver o olhar triste das crianças passando para nós a sensação de que estão sendo expulsas de casa... é lamentável, mas não podemos fazer nada!

Qual a solução?

Todos se perguntam e reclamam: “Até quando meu Deus?”. Eu penso que se o governo, principalmente o municipal, fizesse um levantamento das áreas que sempre são atingidas, seria possível amenizar a situação por ocasião das enchentes. Eu se prefeito fosse, tomaria algumas medidas:

1º - Fazer um levantamento de todas as casas que estão construídas nos leitos secundários dos rios: parte do Parque residencial Pinheiros, parte do loteamento Flor de Nápolis, parte do bairro Forquilhinhas (que margeiam o rio forquilhas). Calcularia os custos e indenizaria a todos e ainda dava como opção, uma área em lugar seguro para os moradores edificarem suas novas moradias;
2º - Em vez de querer realizar outras obras, colocaria como prioridade "número 1" a retificação destas áreas.

Quando Secretário da Habitação de São José, promovemos a desfavelização, através do projeto "Morar Bem", que hoje é uma realidade.

Lembram da favela do Pedregal?

Quem passar hoje pela famosa favela do pedregal, vai verificar que ela está quase desaparecendo. Isso porque, um dia tomamos a decisão de instituir o projeto "Morar Bem", que livrou a comunidade dos dramas das enchentes. Este é um dos muitos exemplos que se traduziu em solução. É só ter boa vontade.

Por fim, só me resta torcer para que a chuva pare, as enchentes passem e comecemos a nos preparar para as próximas... porque mais dia, menos dia, outra cheia virá.

Me vem na cabeça agora, uma poesia de Patativa do Assaré: "Seca sem chuva é ruim, mas seca d’agua é pior".

Governador se reúne com Prefeitos

O Governador Luiz Henrique se reuniu na tarde de ontem com os Prefeitos de São José, Palhoça, Florianópolis e Biguaçu. Eu fui com o Prefeito Fernando Elias. Lá estavam os órgãos que podem cuidar dos problemas, como defesa civil, bombeiros e policias. Percebi muito boa vontade de todos em colaborar para amenizar a situação. Estou esperançoso que as pessoas, ao retornarem à vida normal quando as águas baixarem, terão todo o apoio governamental necessário e que as vaidades dos governantes ficarão de lado. O importante é o socorro!!!

Os desabrigados

Na Escola Laurita Dutra de Souza, em Picadas do Sul, estão os desabrigados da região do Pinheiros e do Flor de Nápoles, (mais de 50 famílias). São as áreas mais atingidas pelas chuvas. Estou postando estas informações e vou dar uma passadinha lá. Nada se pode fazer nesta hora, a não ser acompanhar a sofrimento daquela comunidade.