quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O Perfil de um bom governante


As pessoas não querem mais saber de políticos. Não estão se interessando por eleições. Se fizermos uma pesquisa, vamos descobrir que a maioria quer que o voto não seja obrigatório. Ou seja, se puderem, nem votam. Porque isso acontece?

- Na minha opinião, porque a maioria dos políticos que assume o poder e não consegue fazer uma boa administração, tem o hábito de colocar a culpa em seu antecessor. Eu não vou aqui entrar em detalhes, até para não induzir quem está lendo, achar que estou me referindo a alguém em especial. Mas quem assume um cargo e fica dizendo que não obtém melhor resultado porque o outro deixou dívidas ou não apresentou este ou aquele projeto, sinceramente está buscando desculpas pela sua incapacidade de administrar.

Se eu sou candidato a um cargo de prefeito, governador, ou presidente, primeiro eu tenho que me certificar sobre a situação financeira e administrativa da cidade, do Estado ou do País. Se eu perceber que a situação é critica eu simplesmente não me candidato. Agora, se ao contrário disputo a eleição e ganho, vou administrar consciente da situação que irei encontrar. Se não procurar agir dessa forma, então eu não estava preparado para aquela função.

Diante disso, eu penso que qualquer prefeito que até as próximas eleições ficar reclamando que não consegue administrar bem o município, porque o antecessor é culpado, então caia fora: dê o lugar para outro! Outra reclamação comum de alguns é que a Câmara de Vereadores atrapalha e não aprova os projetos que ele quer, etc. Para exemplificar esta situação lembro-me de um julgamento de um prefeito pelo Tribunal de Justiça, quando o advogado de defesa disse que o seu cliente, sofria perseguição política por parte da Câmara. Um dos Desembargadores, ao justificar seu voto, enfatizou que “o prefeito não esperava que ao se eleger teria 21 anjinhos na Câmara para lhe dizer amém”. O bom governante é aquele que assume o poder, consciente que tem que administrar olhando para a frente e não no espelho retrovisor. É isso aí.

2 comentários:

Anônimo disse...

(A CADEIRA ESTÁ LHE ESPERANDO, VEREADOR. VAI FUNDO QUE ESTÁS NO CAMINHO CERTO).

Anônimo disse...

Vejo coisa... esse aí de cima quer emprego... deve ter sido exonerado