segunda-feira, 17 de março de 2008

A nossa Guarda Municipal

Recebi esta carta da Presidente da Associação de Guardas Municipais de São José:

“A Associação da Guarda Municipal tomou ciência da nota que o Vereador Édio Vieira postou em Blog na última segunda-feira, dia 10 de março de 2008 e vem, através deste responder a pergunta do ilustre vereador, quando o mesmo sugere que a GMSJ tenha sido substituída por cães, como mostra a fotografia divulgada.
Caro Sr. Edio Vieira, a Guarda Municipal de São José continua trabalhando cada vez mais e melhor para a população josefense, inclusive com sua sede no mesmo local, logo atrás dessa obra onde foram tiradas as fotografias do blog. A Associação da GMSJ deixa claro o repúdio ao comentário infeliz de vossa senhoria, quando menospreza o serviço e os esforços dos Guardas Municipais, os comparando com animais irracionais. Como uma pessoa tão esclarecida, com tantas idéias para melhorar a cidade, pôde fazer tal comentário?
Diante do exposto acima, perguntamos: será que os animais na figura conseguiriam desempenhar o trabalho que a Guarda Municipal vem desempenhando, como a travessia dos alunos de escolas municipais, estaduais e particulares na faixa de pedestres? Ou então manter as calçadas sempre livres para o transito de pedestres, conforme estipulado em lei? Ou ainda, fazer o transporte de pacientes carentes, com ambulância, de casa para postos de saúde e hospitais, e trazê-los de volta para suas casas?
Fica registrada a indignação e repúdio da associação dos Guardas Municipais ao infeliz comentário do ilustre vereador.

Priscila Godinho
Presidente da AGMSJ

Cara Priscila,
Gostaria de esclarecer os seguintes pontos:
1 – Não sugeri que a Guarda Municipal teria sido substituída por cães. Me referi ao fato de que um Patrimônio público (obra não concluída e abandonada) estava servindo de abrigo para cachorros, isso sim. A Expressão que usei, foi apenas para chamar a atenção do fato. Se crítica houve, foi dirigida ao executivo municipal a quem cabe a responsabilidade daquela cena e não aos guardas que você representa. Infelizmente, alguns podem analisar do angulo que melhor lhe convém... não foi o meu caso e tenho certeza que a grande maioria da população respeita e aprova a Guarda Municipal;

2 – Nunca menosprezei a Guarda Municipal e não a comparei com animais. Só você deve ter tido esta impressão, uma vez que a carta vem assinada só pela presidente, evidenciando que não houve uma reunião para analisar o assunto. Não fosse isso, a carta estaria assinada por um número expressivo dos representantes da corporação.

3 – Para quem não sabe, eu fui Presidente da Comissão de Segurança da Câmara que apresentou ao então Prefeito Dário Berger a proposta de lei que criou a Guarda Municipal, que só foi implantada na gestão do Prefeito Vanildo Macedo, em 2003. Eu estava lá. Todos os projetos de lei que beneficiaram a Guarda Municipal tiveram e terão sempre o meu apoio;

4 – O que eu critico hoje é a subserviência a que a Guarda Municipal está submetida, ou seja, ao Comando da Polícia Militar, onde nossos guardas estão desempenhando serviço de polícia, que é uma atribuição dos nossos briosos militares da Polícia Militar. Critico também o uso político da Guarda Municipal que se presta a atuar como uma “guarda pretoriana”, sendo utilizada para pajear autoridades com a intenção de mostrarem uma força política que não tem. Critico o uso da Guarda em transportar pacientes, quando este serviço deve ser realizado pela Secretaria da Saúde, além do serviço do Samu.

5 – Tenho defendido o investimento na Guarda Municipal, criando um Plano de Carreira, uma estrutura em que a Guarda seja um instrumento de Estado e não de governo. E é sabido que alguém tem que explicar os recursos que vieram para treinamento e que até hoje está mal explicado. Aliás, ainda vou querer saber quanto se gasta em estrutura da Guarda ( estrutura de pessoal de meio, veículos, equipamentos, aluguéis, etc.) em detrimento de melhores salários para a categoria;

6 – Tenho acompanhado os problemas da categoria, através de e-mails que recebo de muitos guardas, colocando suas insatisfações e a falta de apoio do Executivo para tornar nossa Guarda Municipal em condições de desempenhar seu verdadeiro papel que você como Presidente deve saber bem qual é;

Por último me coloco a disposição para qualquer esclarecimento, sem, contudo deixar claro que não concordo com indicações de afilhado ou afilhada para dirigir um dos órgãos mais importantes da cidade que é a Guarda Municipal. E se o Governo Municipal tivesse zelo pela Segurança de nossa cidade, não mudaria tanto os secretários desta importante pasta. Afinal, quantos já passaram por lá? E o atual vai ficar ali até quando? Pelo que eu sei está interino, não é mesmo?

Presidenta Priscila, conte comigo. Conheça-me melhor. Tenho certeza, que terás outra impressão.

É isso aí....

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro vereador Édio Vieira. Sou Guarda Municipal e na última semana acompanhei todas estas notícias publicadas em seu blog, assim como a nota enviada pela AGMSJ. Gostaria de salientar que diferente do que foi dito, a nota não foi enviada apenas pela Presidente da AGMSJ, mas sim por todos os membros da Associação, que são representados pela Diretoria Executiva. E como não trata-se de nenhum abaixo-assinado e temos justamene uma diretoria pra nos representar, foi dispensado o uso de todas as assinaturas dos associados que ficaram constrangidos com o comentário feito dias atrás. Nota-se hoje, que realmente não foi esta a intenção do Sr. Vereador, e que os fatos foram esclarecidos com muita nobreza.

Em resposta ao item 4 da sua publicação sobre a Guarda Municipal, gostaria de imformar à Vossa Excelência que o serviço da Âmbulancia da Guarda Municipal é elogiado por toda comunidade Josefense e este serviço foi criado para somar e ajudar a população, uma vez que, sabemos que o município não tem extrutura suficiente para atender todos os necessitados. Talvez se a Secretaria de Saúde, tivesse uma boa base e investimento, não precisaríamos estar fazendo este tipo de trabalho. Mas enfim, se for pra ajudar a comunidade, a Guarda Municipal não deixará de fazer. Quanto a Polícia Militar "comandando" a GMSJ, acho que isso não faz mais parte do nosso presente. Finalmente temos um Secretário interessado em se comprometer com a segurança do município,assim como o Comando que é formado por Guardas, e depois de muita luta, depois de quase 4 anos, pela primeira vez, temos alguém realmente competente em nossa Secretaria e de aprovação da GM, sendo unânime. Apenas esperamos que ele fique o tempo necessário para fazer o excelente trabalho que está pretendendo.
Em relação ao trabalho de polícia que o Sr. se refere, feito pela Guarda Municipal, acho que muita gente acaba se equivocando, pois nunca subimos morros ou fomos atrás de marginais, apenas damos de cara com situações por estarmos nas ruas, lidando com os problemas da sociedade. Imagine alguém o assaltando e perto de você, Guardas Municipais. Teria como não exigir nada da Guarda? É apenas um exemplo de fatos que acontecem, que talvez não seja de conhecimento de muita gente.

Como é de conhecimento do Sr. até hoje tivemos muitos problemas com as administrações anteriores de nossa secretaria, mas acreditamos estar andando no caminho certo agora. E assim como temos o apoio dos nossos governantes, gostaríamos de ter seu apoio também, como sempre tivemos, para poder continuar desempenhando o ótimo trabalho realizado pela Guarda Municipal.

Parabéns pelo esclarecimento dos fatos e por aceitar nossas críticas.

Anônimo disse...

Não pude deixar de notar alguns aspectos tanto na mensagem originariamente postada no blog do ilustre sr. vereador, bem como nas duas respostas dadas.
Em primeiro lugar, entendo que não houve qualquer intenção do vereador em fazer comparações da guarda municipal com qualquer coisa que seja, ainda mais com animais. Não é do feitio dele. Em segundo lugar, fiquei imensamente feliz com as respostas, tanto da sra. presidente quanto do vereador e do anônimo.
Isso só vem a demonstrar que, quando realmente se deseja "arrumar a casa" e esclarecer os fatos, nada melhor do que uma conversa educada e civilizada, como fizeram o sr. Édio, a sra. Presidente da assossiação da GM e o anônimo, demonstrando o verdadeiro sentido da palvra Democracia.
É uma pena que determinadas autoridades prefiram, partir para socos e agressões ao invés de aceitar os erros.
Por fim, vimos no dia de ontem, 18/03, que não foi somente São José que perdeu a cabeça....