quarta-feira, 19 de março de 2008

São José faz 258 anos. O quê comemorar?


Acordei hoje mais cedo do que os dias normais. Como moro numa parte alta de São José, abrindo a janela dou de frente para a região que tem a maior densidade populacional da cidade, que engloba o aglomerado dos bairros Campinas e Kobrasol.
Eu sabia que um dia uma pergunta nesta data tão importante seria inevitável:

- O que comemorar no aniversário de São José?

Para dar a minha resposta ao questionamento, fiz um paralelo entre a vida que supostamente os primeiros habitantes levavam e a vida que levamos hoje. Pensei nas casas, no conforto, a relação entre as pessoas e as autoridades. De tudo isso pensei logo na liberdade: Qual a liberdade que nossos primeiros moradores tinham de pensar, de se manifestar, de enfim se organizar para fazer frente as suas dificuldades, quer sejam profissionais, familiares ou políticas? E neste último aspecto (a política), pensei em como eles agiam. Poderiam se arvorar contra os governantes da época? Certamente que não. Poderiam se reunir e fazer qualquer manifestação contra este ou aquele político? Penso que muitos poderiam ser até mortos ou presos, como registra nossa história em situações retratadas naquela época, em regiões mais destacadas que a nossa cidade.
Hoje a liberdade é certamente a maior conquista que temos.

Talvez alguns não concordem. Mas, se fizessem como eu fiz, traçando um breve paralelo da liberdade que nossos primeiros moradores tinham e a que temos agora, não resta nenhuma dúvida de que temos muito que comemorar. Hoje, nossa Câmara de Vereadores atua de forma independente. Nosso Poder Executivo é cobrado pela população e a ela tem que responder. Nosso Poder Judiciário atua dando as garantias de solução dos conflitos, quando estes não são resolvidos pela própria sociedade e seus órgãos representativos. E tudo isso se traduz num sistema democrático sentido e vivido por todos. PARABÉNS SÃO JOSÉ!

5 comentários:

Anônimo disse...

Estava navegando na NET e digitei o nome de sao jose no Google... Qual foi minha surpresa quando vi o seu nome aparecendo, indicando para o blog. Acessei o blog e posso dizer que fiquei ainda mais espantado. Realmente o Sr. está sendo um pioneiro nesta arte, qual seja a internet, mantendo seu diário virtual atualizado, com temas que interessam a cidade e seus moradores- sou um deles- além de espaço para debate nos comentários. Quanto a este texto aqui, sobre o aniversário de São José, acho que finalmente a cidade estruturou uma Câmara da Vereadores com cérebro e atitudes.
Bem ao contrário de um certo prefeito rancoroso, incompetente e barraqueiro que existe por aí.
Parabéns e continue assim.
P.S: Já coloquei seu blog aqui nos meus favoritos.
José Henrique Vasconcelos.

Anônimo disse...

Olá senhor Edio...
Concordo quando o senhor diz que temos que comemorar a nossa liberdade e que hoje nossa Câmara de Vereadores atua de forma independente. Nosso Poder Executivo é cobrado pela população e a ela tem que responder.
Agora o que não podemos aceitar é que a nossa liberdade vire "libertinagem" e algumas pessoas até mesmo da classe política tomem atidudes achando que essa "liberdade" lhes da o direito de agir como se não houvessem leis ou agindo como se estivessem acima da lei agredindo pessoas, física ou verbalmente, inclusive no exercício de suas funções como fizeram com o senhor Roberval Reis de Souza (Advogado da Câmara) justamente na véspera do aniversário do município.
Como eu sou um cidadão de bem e que acredita na justiça, espero que a justiça seja feita e que quem tenha culpa que pague pelos seus atos.
Grande abraço.
Ass: Paulo Mello (Kalica).

Anônimo disse...

O senhor sabe que eu, diariamente e logo pela manhã, abro a Bíblia que tenho em minha gaveta, sempre pegando um texto ao acaso.

Nesta manhã olhe onde ela se abriu:

Provérbios, cap. 25, v. 15: "A paciência convence até as autoridades; a perseverança pode vencer qualquer dificuldade."

v. 28: "Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas."

Sábias palavras, na medida para certas 'autoridades' de nossa cidade que andam meio nervosas e descontroladas... pena que elas não leiam a Bíblia de vez em quando.

Anônimo disse...

LIBERDADE, LIBERDADE, ABRE AS ASAS SOBRE NÓS!
Parabéns aos senhores vereadores, por estarem trazendo um ar de dignidade ao legislativo josefense como nunca se viu. Tenho acompanhado cada passo desta casa e sei que estão no caminho certo. Infelizmente não posso me identificar por razões delicadas, mas torço pelo fim do coronelismo que transformou São José numa Sucupira do Bem Amado.
Ass. Anônimo da Torre.

Anônimo disse...

Anônimo da Torre... é ótimo!