segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Somos todos responsáveis

Depois de 16 anos como vereador, convivi com pessoas, aprendi com elas, errei com elas, errei por elas. A soma de tudo isso, foi que aprendi muito. Quase completando quatro mandatos, sinto que a nossa sociedade precisa reagir, precisa pensar mais, precisa compreender o seu papel como controladora social da democracia.

O mandato não é mais meu é do meu Partido (PSDB), logo tenho que prestar contas aos filiados de meu partido e aos eleitores que me elegeram. Porém me angustia saber que prefeitos, governadores, e até mesmo parlamentares, ainda não entenderam que é preciso ouvir a população. É duro quando um prefeito diz que vai fazer uma escola e a população quer é um centro de saúde. Mais duro ainda é quando as ruas estão esburacadas e lá vem a prefeitura abrir uma nova estrada, deixando as velhas em petição de miséria. Isso acontece, porque ainda não entenderam que eles devem ser meros gerentes da coisa pública e que para que seja assim, nossa gente precisa participar mais das decisões de governo.

É preciso interferir nos atos de governo. Como? É necessário que participemos dos chamados movimentos sociais. Existem as Associações de Moradores, mas as pessoas não se interessam. As igrejas trabalham muito o "divino", o doutrinário, mas não trabalham a cidadania. As escolas com diretores nomeados são meros instrumentos para propagar as políticas de governo e não as políticas de estado, que passam pela educação de qualidade. As pessoas preferem colocar na vala comum todos os políticos, em detrimento de uma grande maioria que quer lutar para melhorar as condições de vida da população.

Essa reflexão é para dizer que também tenho minha culpa, mas quero continuar mudando o jeito de fazer política. Ver uma sociedade mais participativa me motiva a estar permanentemente reunido com a comunidade, ouvindo as pessoas, aprendendo com elas.

Tenho um sonho e quero vê-lo realizado. Sonho ver as pessoas entenderem que vivemos numa República. Mas, para que tenhamos uma prática republicana é preciso que todos entendam o conceito de república ou res pública, do latim “coisa pública”. E se a coisa é pública você também é responsável por ela.

3 comentários:

Anônimo disse...

conte comigo!
sou sua fã...

Anônimo disse...

Quem sabe possas realizar teu sonho, ensinando para as pessoas pelos meios de comunicação,o conceito de Republica para que estas pessoas possam pratica-la.

Anônimo disse...

Vereador, veja bem, enquanto as pessoas continuarem tendo essa imagem desgastada dos politicos, infelizmente o senhor so conseguira espaço se souber usar a midia. Estou lendo seu blog diariamente e acompanhando suas idéias e ações. Ja estou percebendo com outros olhos os nossos representantes na camara. Gostei muito de ver a união dos vereadores da minha cidade, defendendo os interesses da comunidade, denunciando e estancando a sangria deste governo municipal incompetente e corrupto.
Parabens pela transparencia e posição. Meu voto no partido e nas urnas, ja tens. Sao Jose precisa de novos ares na politica.