quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Falando em saúde:

Recebi um email do Renato, que me pedia a seguinte explicação:

- Por que a Prefeitura de São José não incluiu no concurso para profissionais da saúde, o cargo de fisioterapeuta?

*Eu diria que, infelizmente, a política de saúde em nossa cidade está com muitos problemas e quando as carências da atenção básica (falta de médicos, remédios, exames, etc...) forem resolvidas, talvez vão pensar também em colocar o serviço de fisioterapia.
Penso ainda que, diante dos problemas de depressão, é necessário ter nas unidades de saúde os profissionais da área de psiquiatria e psicologia. Já está previsto a criação de um "Centro de Doenças Psicosociais", em fase de elaboração, entre Câmara e Prefeitura. Vamos discutir este assunto assim que iniciarmos os trabalhos em fevereiro.

Sempre é bom lembrar:

-Apenas 30% da população usa o sistema de saúde;

-De cada dez pessoas que vão aos Postos de Saúde procurar um médico, três recebem atestado para justificar três dias sem trabalhar.

O tempo voa...

Hoje é o último dia de janeiro e só faltam 11 meses para o final do ano... OITO meses para as próximas eleições. Como o tempo passa rápido!

Os secadores estão contentes

E o choro começa a ficar grande. O Juarez Furtado está preocupado. O Japa também...
O Clássico vai ser dia 10 de fevereiro!




* Foto do Jandyr Nascimento (DC), que mostra o empate de 2 a 2 entre o Figueirense e o Brusque, ontem a noite.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Sem medo de ser verdadeiro

Dizem que “de onde não se espera, dali é que sai alguma coisa”. Eu mais do que nunca, acredito nessa afirmação. Depois de dizer que estava num dia não muito inspirado, apareceu aqui no blog o comentário de alguém que se identificou como "cidadão josefense", postado no dia 28/01. A pessoa se referiu ao artigo POR QUE SE FILIAR NUM PARTIDO POLÍTICO? Aproveito agora a oportunidade para esclarecer uma dúvida que deve estar na cabeça de alguns ou de muitos (não sei), sobre a minha relação com o Prefeito Fernando Elias, que pertence ao meu partido:

- O Comentário:

POlitica realmente é uma coisa dificil de intender.... o Senhor que meses atraz so brigava, Criticava a todo momento o prefeito deve ter acontecido um acerto bom com ele. Pois fez com que varios vereadores e funcionarios criase forte inamizade e voce visto sem saida pois teve que ficar trancado no partido. vai se aliando buscando garantir seu cantinho deixando os cujos amigos ao qual voce deve ter incentivado a criar tal inamizade com o prefeito sozinho. Resumindo politico é tudo igual... so muda o endereço!!!

* A minha resposta (esclarecimentos):

1. Política não é uma coisa difícil de entender. Basta dar uma paradinha de vez em quando para pensar e aprender sobre este assunto. Política é uma ciência. Se não sabem, já existe até curso de nível superior. No meu caso não precisei e não preciso fazer nenhum acordo com quem quer que seja, mesmo com o Prefeito, para agir da maneira como tenho agido. Tenho apenas o bom hábito de sempre que posso, ouvir a opinião dos meus amigos;

2. A partir do momento que o meu mandado passa a ser do partido e não do político (Fidelidade Partidária), é lógico que tenho que mudar a minha estratégia, mas sem modificar os meus pontos de vista;

3. Nas atitudes que tomei até hoje não me arrependo de nada. O fim do nepotismo, a luta contra a tarifa do lixo, entre outras causas, nunca me impediram de conversar com o Prefeito, quando necessário. Se alguém criou inimizade com o Prefeito, teve suas próprias razões. Meus colegas vereadores sabem da minha conduta, do meu respeito para com eles e com seus assessores. Se alguém tomou partido desta ou daquela situação, deveria saber o que estava fazendo;

4. As posições que assumi contra atos da administração municipal, são resultados da reação da comunidade e de meus eleitores. Afinal, qualquer político que queira ter uma boa carreira, precisa estar em sintonia com o que pensa a população da cidade;

5. Não fiquei “trancado no Partido”. Ao continuar no PSDB eu apenas decidi cumprir a lei e respeitar as regras do jogo. E na minha vida, pretendo agir assim sempre. Minha luta para que o PSDB realize prévias, entre os filiados, para escolher o candidato a Prefeito que reúna as melhores condições de ganhar as eleições é publica, todos já sabem;

6. Este Blog é um espaço aberto para que todos tenham a oportunidade de manifestar seus pontos de vista. Posso não concordar com alguns comentários, mas vou lutar sempre para que os leitores tenham a oportunidade de dizer o que pensam.

Por último agradeço a este “cidadão josefense”, que ao comentar o assunto me proporcionou a oportunidade de prestar estes esclarecimentos.
Muito obrigado.

Segurança: a situação continua na mesma...

A Polícia Militar que presta um bom trabalho em São José, continua fechando alguns bares as 22h e deixando outros abertos. Penso que a determinação deve ser para todos. Eu vou pedir uma explicação. Me aguardem!

Sapecada Avaiana

Depois da vitória sobre o Atlético de Ibirama (6x0), a turma do estreito está preocupada... Se cuidem, pois brevemente serão as próximas vitmas!!!

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Um dia sem inspiração!

Não tem aquele dia em que a mesmica impera? Eu como vereador e presidente da Câmara Municipal de São José tenho minhas atividades, mas percebo que as coisas ao meu redor (na minha cidade) continuam iguais e nada acontece que mereça hoje, algum registro positivo! Caminho pela avenida Beira-mar e vejo que precisa de uma limpeza.; nos bairros as praças com o mato tomando conta e equipamentos depredados; as ruas permanecem necessitando de reparos; as filas continuam nos postos de saúde. Onde as pessoas ainda reclamam da faltam de remédios e um atendimento melhor.Os terrenos baldios cheios de lixo, sem fiscalização nenhuma; as escolas fechadas, lógico, por causa do recesso... sem falar nos amigos que andam sumidos, muitos estão nas praias ou já em ritmo de carnaval.

Mas, as pessoas (aquelas a quem eu devo satisfações e resultados) continuam me procurando para resolver os problemas, só que eu não tenho muito onde recorrer. Por isso me vem esta sensação de acordar em mais um dia, vendo que tudo está como antes. Por isso, sinto que não tem muito o que fazer, nem o que escrever, mas não desisto! Continuo vigilante, otimista... e para meus leitores e amigos que acessam o blog, sugiro a leitura (ou releitura) do texto abaixo, publicado ontem (segunda) que tem muito a ver com o nosso futuro político, representando a esperança de que CONTINUO DENTRO, AGORA MAIS DO QUE NUNCA! Amanhã estarei aqui novamente. Abraços a todos.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Por que se filiar num partido político?

“O maior castigo para quem não gosta de política é viver mandado pelos maus políticos, porque eles gostam”. Este pensamento, eu li não sei aonde e tenho usado nos momentos apropriados, como aqui neste espaço. Até recentemente se filiar num partido político, era uma formalidade que não levava a nada, e poucos ganhavam com isto. Agora a coisa mudou:
Depois que o STF decidiu que o mandado pertence ao partido e não ao político, a situação passa a ser outra. Se o mandato dos políticos pertence ao partido, então quem é filiado passa a interferir na atuação de seu representante no Legislativo e no Executivo. Correto? E se quem elege as direções dos Partidos (Diretórios municipal, regional e nacional) são os filiados, então estar filiado num partido a partir de agora é muito importante! Já pararam para pensar nisso?

Vão se acostumando com a idéia... Os atuais dirigentes partidários estão meio preocupados em ter que divulgar essa nova realidade. Não é o meu caso, nem da direção nacional do PSDB. Enfim, o que eu quero dizer é que se você é filiado ao meu partido, o PSDB, ou em qualquer outro, já comece a cobrar a sua participação nas deliberações da agremiação a que esteja filiado. Legal, não? A partir de agora eu vou me acostumar a conversar com os nossos filiados para ouvir deles sugestões, em relação a minha atuação no Legislativo. Espero que os demais colegas façam o mesmo. E se você ainda não é filiado a nenhum partido, já fica o convite para se juntar ao PSDB. Estou a sua disposição!

Falando nisso...

Começa hoje uma nova enquete em nosso Blog: Eu gostaria de saber, se você começa a entender essa história de fidelidade partidária. Participe, dê sua opinião... E se as alternativas colocadas não lhe interessarem, envie por e-mail ediovieira@terra.com.br o seu pensamento sobre o assunto. Mas, não deixe de participar!

Como você avalia os serviços prestados pela Prefeitura de sua cidade?

Nos últimos doze dias fizemos aqui esta pergunta. 120 visitantes do blog, opinaram e o resultado está aí:

- 69% disseram que o serviço é ruim;
- 27% disseram que o serviço é regular;
- 6% disseram que o serviço é bom;
- 4% disseram que o serviço é ótimo;

É claro que pessoas de outras cidades, além de São José e Florianópolis também opinaram. E também é bom lembrar que esse tipo de pesquisa não tem nenhuma base científica. Mas, entendendo que a maioria dos participantes da enquete é de São José, fica um alerta para os nossos secretários e o Prefeito se ligarem nesses resultados. A insatisfação é muito grande!

Questão de Prevenção!

O ideal é fazer exames médicos (chek-up) de seis em seis meses. Portanto, se estás a mais tempo do que isso sem verificar como anda a sua saúde, que tal procurar um médico essa semana?

Aproveita a lembrança:

Verifique sua pressão arterial hoje. Não custa nada e podes evitar aborrecimentos

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Uma história de campanha

Na minha primeira campanha para vereador, lá pelos idos de 1988, quando consegui a segunda suplência no então PFL, ocorreu um episódio que nunca vou esquecer: um cabo eleitoral veio me trazer um pedido de um dono de um barzinho, ali “pelos barreiros”. Ele me conseguiria 50 votos se eu desse um jogo de camisas para o time de futebol que freqüentava aquele bar. Eu aceitei a proposta e mandei ele marcar a reunião no local, onde eu iria levar o material.

A surpresa:

No dia da reunião, tive que ir no bairro Jardim Zanelato visitar um eleitor e aproveitei para dar uma passadinha pela manhã no tal bar e saber como estavam os preparativos para nosso encontro. Fui recebido por um senhor muito simpático e perguntei:

-Vai acontecer uma reunião a noite aqui neste bar com um candidato?
Ele me respondeu:
- É vai. Ele vem trazer um jogo de camisas para o nosso time.
Gentilmente me convidou:
- Vem aqui vem, temos que fazer uma “mediazinha” para impressionar o coitado. O senhor sabe, nesta época de eleição precisamos aproveitar pra morder estes candidatos!
Eu respondi:
- Claro o senhor está certo. Eu virei na reunião para colaborar.

Moral da história: Ele está me esperando até hoje!!!

Prefeito Beto Martins de Imbituba

Dia desses quando eu comentei aqui no blog que fui à Balneário Camboriu com o Beto Martins (Prefeito de Imbituba), a leitora Andréa me pediu que perguntasse "quando o mesmo iria homologar os concursos daquele município, onde num deles ela teria passado, apenas esperando ser chamada?"
- Pois bem Andréa, o Beto me informou que acaba de homologar todos os concursos, onde mais de 300 novos servidores serão chamados imediatamente. Missão cumprida. E Boa sorte Andréa!

Uma pérola na sessão extraordinária da Câmara:

O Vereador João do Ovo (PTB), durante discussão de projeto que autorizava o Prefeito a contrair financiamento para investimento no município, depois de ouvir o colega Agostinho Pauli (PSDB) dizer que "São José era um dos poucos municípios que conseguiu este financiamento”, saiu-se com essa:
- “ Que pouco nada vereador! Hoje em dia os Bancos estão com tanto dinheiro sobrando, que quem quiser é só ir lá, assinar um papel e trazer o dinheiro no bolso”.

O Projeto foi rejeitado.

Essa é do Vereador Osni Meurer:


“Deus não dá flauta para quem tem a bochecha furada!”

Agora, só depois do carnaval...

A Câmara de São José volta do recesso, no dia 06 de fevereiro, uma quarta-feira de cinzas.

Até segunda!

Segunda-feira estaremos comentando sobre o resultado da nossa enquete, encerrada hoje. Aguarde! Bom Final de Semana à todos...

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Vamos fazer uma manifestação protesto?

Ao fazer esta pergunta, logo vocês podem pensar: Mas, qual o motivo?

- Pois bem, antes de dar o motivo, quero lhes dizer que o Brasil hoje é um dos países mais frios e tímidos em termos de manifestações e protestos de rua. Por que? Porque houve um tempo em que o PT, (sim o PT-Partido dos Trabalhadores) levava seus militantes e simpatizantes para as ruas brigar por melhores salários, brigar para que o Brasil rompesse com o FMI (lembram?).

População desanimada

O PT foi um partido que sempre dominou os sindicatos e muitas representações da sociedade civil e não perdia a oportunidade de promover atos públicos de protestos e reivindicações. Porque parou, parou por que? Simplesmente porque atingiram o objetivo: Conquistaram o Governo Federal. Lembram do Lula... lá? Pois bem, hoje a população parece que anda bem desanimada...

Eles dão o exemplo:

É o imposto que é caro; são os governos que não correspondem com os desejos do povo; é a corrupção, a insegurança... É tudo! Só que nos países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, a França, a Inglaterra (para não falar em outros tantos), o povo quando é chamado, vai às ruas por qualquer motivo. Muitos vão só para pedir que limpem as praças, outros vão para baixar o preço da ração de cachorro, enfim, por qualquer motivo.

Só para se divertir...

Por que lá é assim, é fácil de entender. Eles, há muito descobriram, que se a população não gritar, não se mobilizar, aí mesmo é que nada acontece. Portanto, se queremos que as coisas aconteçam para melhor em nossa cidade, em nosso país, temos que ir para as ruas tantas vezes quantas forem necessárias. Muitos vão só para se divertir. Mas vão!!!

Você está feliz com a sua cidade?

Se você esta satisfeito(a) com a sua cidade, ou se achas que precisa melhorar, este é o momento de fazer uma campanha entre os seus amigos para votarem na enquete aí do lado. Te liga... escolha uma das opções, porque hoje é o último dia. Amanhã vamos comentar. Participe!

Quarta-feira quente

A Câmara de Vereadores de São José bateu um recorde nesta quarta-feira: Foram seis horas de sessão ininterrupta. Como havia previsto, foi complicado... Mas enfim, hoje tem mais! As 10h nos reuniremos novamente, para continuar a discutir os projetos que motivaram a convocação extraordinária neste recesso.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O fato político do ano

Durante a cerimônia de inauguração da nova sede estadual do PSDB, realizada ontem à noite no Centro Empresarial Terra Firme, com auditório lotado (onde fui um dos convidados) destaco as declarações do Presidente da executiva nacional do partido, Senador Sergio Guerra. Ao lado do vice-governador Leonel Pavan (que recebeu muitos elogios) apresentou aos dirigentes do PSDB que vieram de vários municípios do estado, o projeto de "eleições primárias", a exemplo do que já acontece nos Estados Unidos. As primárias ou prévias dentro do partido, vão acontecer para escolher o candidato a Presidente da República em 2010 e muitos candidatos à prefeito na maioria dos municípios do Brasil, já em 2008. Disse o Senador: “Defendo que os filiados devem ser ouvidos para escolher os candidatos a vereador e a prefeito nos municípios onde o PSDB tenha diretório. Estamos nos estruturando para isso”.

* Cortando a fita inaugural: Senadora Marisa Serrano, Senador Sérgio Guerra, Deputado José Natal Pereira e o vice-governador Leonel Pavan.

O vice-governador Leonel Pavan, seguiu a mesma linha de pensamento e foi enfático: “não queremos no partido candidatos turistas, que aparecem nas reuniões só para assinar a lista de presença e ir embora. O PSDB precisa mostrar a sua cara e quem faz parte dele tem que participar efetivamente, apresentando propostas e programas de governo”. Por sua vez, a Senadora Marisa Serrano, 1ª Secretária do diretório nacional questionou: “ os membros do partido, candidatos ou não, tem que se reunir quase todas as semanas. Precisamos também valorizar os filiados, consultando a todos para saber a forma de melhor governar com o PSDB".

* Eu e o vice-governador (presidente estadual do PSDB) Leonel Pavan

Começo a acreditar que o PSDB tem propostas sérias e engajadas com um projeto maior de governo, quando diz que o filiado tem que ser consultado... penso que agora vale a pena convidar os meus amigos para se filiarem no meu partido. O meu mandato agora é do partido e o filiado pode e deve ser ouvido por todos aqueles que detém mandato eletivo. Isso vale para vereadores, prefeitos, deputados, governadores, senadores e Presidente da Republica. O Brasil está mudando e para melhor. Mais do que nunca estou dentro!!!

* Vereadora Clara Bernardes, eu e o vereador Salézio Zimermann

Quando um concurso público não é serio!

Eu sempre procuro olhar a lista dos aprovados em concurso. Dependendo dos nomes dos aprovados, eu já sei se houve “peixada” ou não. A propósito, tem umas listas de aprovados circulando por ai que chegam a ser vergonhosas! Que dá para desconfiar, ah isso dá...
Todo concursado tem que cumprir o estágio probatório de três anos, na função para a qual prestou concurso.

Falando nisso:

Quero ver se uma figura famosa, de uma certa cidade da Grande Florianópolis (que passou num concurso para motorista) vai ficar dirigindo por três anos para cumprir o estágio probatório! Pessoal, peguem leve que a molesa está acabando... Se liguem!

Afinal de contas...

Os "RHs", ou seja, os Departamentos de Recursos Humanos das prefeituras estão fazendo os relatórios de avaliação dos funcionários no estágio probatório? Pessoal, prestem atenção... estamos de olho! Se cuidem...

Vamos dar o exemplo?

Amigos, não tem coisa mais chata do que ficar mais de uma hora (duas ou três as vezes...) esperando o começo de uma cerimônia pública ou privada. Estou lançando uma campanha: A partir de hoje, vou esperar só os quinze minutos tradicionais (aqui no Brasil). Se passar disso, vou me embora. Aliás, convido a todos para fazerem o mesmo!

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

São José enfim, no circuito do poder !

Hoje é um dia histórico para São José. Graças a tenacidade e visão de uma das mais novas lideranças da política catarinense, que se chama Leonel Pavan (que recentemente renunciou a condição de senador da república para ser vice-governador de Santa Catarina) a cidade foi escolhida para ser a sede Estadual do PSDB. A partir das 19h30 as principais lideranças tucanas de nosso estado, estarão reunidas no Edifício Terra Firme, para inauguração desta nova sede. Desta forma, São José entra para valer no circuito do poder, justamente porque, sendo o PSDB, um dos grandes partidos do Brasil, participa diariamente das grandes discussões estaduais e nacionais das políticas de governo. Nós de São José precisamos estar preparados para esta nova fase de nossa vida política.

Chegou a hora de assumirmos o nosso papel, aproveitando uma oportunidade que nos foi concedida de sediar o PSDB estadual. Temos que pensar grande! Já não cabe mais entre nós a visão de lideres personalistas, que pensam ter soluções fáceis para os problemas do dia-a-dia, sem ter o sentimento de grupo. Não há mais espaço para aqueles que atuam, achando que sabem tudo e se esquecem que um partido é um corpo, não um instrumento de ascensão pessoal, algo descartável, onde o poder da caneta ou o poder econômico são os atributos que decidem quem manda.

O Vice-governador Leonel Pavan, presidente estadual do PSDB, nosso líder maior, concede a São José uma rara oportunidade de abrir espaço para as lideranças locais (dentre as quais eu me incluo) para que tenhamos a consciência que ser líder político, é construir com os companheiros um projeto de poder, onde a nossa ideologia deverá acima de tudo, servir a comunidade e não se servir dela. Estou com minha esperança renovada nesta nova fase de nosso partido, agora sediado na São Jose da Terra Firme. Obrigado Leonel Pavan, Obrigado Dalírio Beber, obrigado Beto Martins, entre outros membros da Executiva estadual. Contem conosco!

Vejo tudo e não morro...

Para quem não sabe, a "Casa das três mulheres" é onde moram a dona Adília minha mãe, junto com a Isabel e a Cecília, livres e desimpedidas (uma viúva e a outra tico-tico no fubá). As duas foram premiadas no Programa do Hamilton Reginaldo da Rádio Guararema e ganharam convites para assistir ao show do Vitor e Leo, de quem a Cecília é fã. Olha a trinca aí gente! Pelo jeito já estavam “pra lá de Bagdá...”

Como foi a segunda-feira na Câmara

No período da manhã os Vereadores se reuniram em Sessão Extraordinária, convocados que fomos pelo Prefeito Fernando Melquiades Elias (PSDB). Nada foi tratado. Apenas aprovamos a agenda da convocação. Nesta terça-feira a Comissão de Constituição, Justiça e Redação se reúne as 14:00 hs, para analisar previamente os projetos mais importantes. Na quarta-feira as 17:00 hs, haverá segunda Sessão Extraordinária. Vem discussão quente por aí!!!

Para melhorar a nossa comunicação:

Frase errada: Meu filho seje sempre um bom aluno.

Frase correta: Meu filho seja sempre um bom aluno.

Nunca esqueça: A palavra seje, não existe.


Amanhã tem mais.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Promessas não cumpridas 1

* Foto de outubro de 2007, quando a Prefeitura estava demolindo os imóveis desapropriados, para dar início à obra da rótula.

As pessoas levam as reivindicações aos vereadores, estes dão o devido encaminhamento. O problema é que quem deve dar a solução, promete e não cumpre. A culpa é de quem?
É o caso do TREVO DE FORQUILHINHAS!

Já fizemos passeata, onde os vereadores do grupo G6 (lembram?) percorreram as ruas de Forquilhinhas até o trevo; realizamos uma audiência pública com o Engenheiro do DNIT; o Prefeito já desapropriou a área; A RBS já fez várias reportagens cobrando a obra e até agora nada. Nesta semana vamos buscar uma resposta... Chega de embromação! Não vamos tolerar mais o que estão fazendo com a comunidade de Forquilhinhas. Vamos falar com o Engenheiro João José dos Santos e cobrar dele uma posição definitiva.

Problema sério de saúde pública

Meu Deus, como tenho encontrado gente com problemas de depressão! Neste final de semana, cruzei com um boa praça muito conhecido de nossa cidade (empresário) que está sofrendo de uma profunda depressão. Penso que o governo tem que agir rápido. O caso é grave. Já podemos afirmar que estamos convivendo com uma epidemia. Vamos provocar na Câmara, assim que retornarmos do recesso, uma discussão séria sobre este assunto.

Curiosidades Boas (colaboração do Betinho)

Sabe o que é tautologia?

É o termo usado para definir um dos vícios de linguagem. Consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido. O exemplo clássico é o famoso "subir para cima" ou o "descer para baixo". Mas há outros, como poderemos ver na lista a seguir:
* As palavras em vermelho são as repetições que devem ser evitadas

- elo de ligação
- acabamento final
- certeza absoluta
- quantia exata
- nos dias 8, 9 e 10, inclusive
- juntamente com
- expressamente proibido
- em duas metades iguais
- sintomas indicativos
- há anos atrás
- vereador da cidade
- outra alternativa
- detalhes minuciosos
- a razão é porque
- anexo junto à carta
- de sua livre escolha
- superavit positivo
- todos foram unânimes
- conviver junto
- fato real
- encarar de frente
- multidão de pessoas
- amanhecer o dia
- criação nova
- retornar de novo
- empréstimo temporário
- surpresa inesperada
- escolha opcional
- planejar antecipadamente
- abertura inaugural
- continua a permanecer
- a última versão definitiva
- possivelmente poderá ocorrer
- comparecer em pessoa
- gritar bem alto
- propriedade característica
- demasiadamente excessivo
- a seu critério pessoal
- exceder em muito .

Note que todas essas repetições são dispensáveis. Por exemplo, "surpresa inesperada". Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não. Devemos evitar o uso das repetições desnecessárias. Fique atento às expressões que utiliza no seu dia-a-dia. Verifique se não está a cair nesta armadilha.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Qual a vocação turística de São José?

Florianópolis decolou de vez no turismo e recebe a cada ano, mais e mais visitantes de todas as partes do mundo, dispostos a aproveitar suas praias e atrativos. Por ficar junto à capital (o limite das duas cidades se confunde), São José precisa se aproveitar dessa condição periférica e lucrar com a chamada “indústria sem chaminé”. Na minha opinião, isso passa pela criação e melhoria de serviços que venham atender essa demanda de turistas em potencial. Mas o que poderemos oferecer como serviço?

- Incrementar a produção de mariscos e ostras, já existente na nossa costa litorânea, com a criação de mais fazendas marinhas, que também produziriam vieiras, outro molusco bastante apreciado. A Prefeitura, em sua atual gestão já investiu bastante nessa área e merece o reconhecimento.
- Empresários do ramo também poderiam apostar na construção de hotéis intermediários pela cidade, destinados aos turistas de classe média.
- Na parte cultural precisamos valorizar ainda mais as atividades e eventos ligados à tradição açoriana, revitalizando por completo (e não só os prédios) o Centro histórico do município.
- Podemos ainda apostar na formação da mão de obra qualificada, na criação de um Pólo de Vestuário...

Digo isso, porque estou passando alguns dias de folga em Gravatal, no sul do estado, com a Dona Rute. Aqui, onde o turismo de águas termais também cresce, a economia nas cidades próximas se fortalece com o surgimento de serviços que aproveitam a movimentação dos turistas pela região. Em São Martinho, por exemplo, as fábricas de doce artesanais atraem muitos visitantes compradores. Uma fábrica de móveis diferenciados virou ponto turístico. Em Braço do Norte, uma empresa que faz molduras já exporta para todo o país.

Aí vocês me perguntam? Mas e os atrativos naturais de São José? Ora, todos sabemos que neste sentido somos limitados. A praia de Guararema (Ponta de Baixo) por exemplo, é imprópria para banho e vai demorar anos para ser despoluída. A praia da Serraria também vai pelo mesmo caminho. Então, se não temos praias, vamos oferecer serviços de todo os tipos, sendo uma espécie de suporte da capital. Dessa forma, podem crer, nossa vocação turística, finalmente será reconhecida e trará resultados positivos para toda a cidade.

Segunda tem Sessão Extraordinária na Câmara:

Começas as 10h. A sessão não será remunerada. Estaremos discutindo alguns projetos importantes, dentre eles a melhoria do salário dos médicos e servidores da saúde. Será que a saúde vai voltar aos bons tempos?

Você Sabia?

- Que São José já passou de 200 mil habitantes oficialmente, segundo o IBGE? E, entre as cidades catarinenses que não terão segundo turno na eleições de 2008, São José é a maior delas? Já passamos de 130 mil eleitores.

Bom Fim de Semana

Uma pausa para descanso. Voltamos a escrever na segunda, trazendo novidades. Grande Abraço e fiquem com Deus!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O papel do vereador

Como estamos no recesso parlamentar, os assuntos andam meio escassos. Especialmente questões do nosso dia-a-dia na Câmara. Quero aproveitar este espaço para colocar uma questão muito importante. Qual o papel do vereador? Eu que já estou no meu quarto mandato, por vezes me questiono:

Se os vereadores fiscalizam o Executivo, se rejeitam projetos que a maioria entende que não é bom para a cidade, dizem que estamos atrapalhando a Prefeitura. Se acatamos tudo que o Executivo manda para a Câmara, dizem que os vereadores são omissos, que deixam o Prefeito à vontade e que em nada ajudam a cidade.

Sempre é bom lembrar que quanto mais independente for uma Câmara de vereadores, mais a comunidade ganha com isso, porque obriga o poder executivo a trabalhar mais e dividir as responsabilidades. Estamos no momento vivendo um clima de equilíbrio. Ou seja, acompanhando as ações do executivo e escutando mais a comunidade. Eu sempre digo: quando a comunidade está satisfeita com a Prefeitura, a Câmara está calminha. Quando a comunidade está insatisfeita, aí os vereadores ficam agitados. E será sempre assim!!!

A Propósito...

Já votou na nossa enquete, aí ao lado. Ainda dá tempo... Faltam sete dias para vermos o resultado. Votem!

A turma tá ligada!

Como eu sei que nosso Blog está sendo clipado pela assessoria de imprensa da Prefeitura de São José, queria pedir que alertassem a Secretaria de Obras, informando que a nossa Beira-mar está, como diria o Boris Casoy, “uma vergonha”. Confira a fotomontagem que fizemos. É muita coisa para mostrar. Escolhemos algumas (clique para ampliar):


* Telas furadas nas quadras de esportes e pista de skate, mato tomando conta do aterro, cheio de terra, quiosques depredados.

OBS: Poderia falar direto para o engenheiro Túlio, o Secretário de Obras, como vou fazê-lo hoje. Estou publicando só para prestar contas à nossa comunidade, que merece uma cidade bonita e bem cuidada.

Continuo circulando na área!

Nesta semana, tive a satisfação de sentar na mesma mesa com meus amigos Juarez o “tri-pai”, pois será brevemente pai de trigêmeos (ao meu lado), o Zeca (de costas), ambos da "Jotas Empreendimentos", o meu colega vereador João do Ovo (PTB) e o Vereador da capital Deglaber Goulart (PMDB), na ponta da mesa.
Tricotamos as novidades de cá e de lá do outro lado da ponte.

Vai começar a festa do futebol catarinense

O Time do Estreito dá início à sua caminhada no domingo, jogando contra o JEC em Joinville.
Já o Leão azulão da ilha estréia nesta sexta-feira, contra o Guarani, na Ressacada.
Estou sentido que quando os dois se cruzarem, eu vou ficar mais feliz!!!

Tal pai, tal filho

Quero agradecer a deferência especial que o Polidoro Junior nos deu em sua coluna no jornal Noticias do dia. A propósito, quando escuto o Polidoro na Rádio Guarujá, sempre me vem a lembrança de seu pai, o saudoso Dakir Polidoro, com o programa “A hora do despertador”, na antiga Rádio Diário da Manhã (hoje CBN Diário). Fica a sugestão: porque não retornar com aquele famoso programa no mesmo estilo e naturalmente no mesmo horário? Penso que seria uma boa.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

O rio Araújo não pede mais socorro!


Quem conhece o Bairro de Campinas, conhece o rio Araújo. Podem não acreditar, mas eu já pesquei com meus amigos muitos carás, traíras, cascudos e jundiás ali na ponte da rua Josué Dibernardi. Pois bem, hoje o rio Araújo está morto. Infelizmente, as comunidades e o poder constituído (Prefeitura Municipal), são os principais responsáveis pela morte deste rio que virou uma vala de esgoto. A foto acima foi tirada depois de uma chuva forte, dessas de verão. A cor "preta" da água diz tudo... (clique nela para ver maior). E não me venham dizer que a culpa é só dos governos (Prefeitos). É também deles, de nós vereadores e de todos aqueles de uma forma ou de outra contribuem para que os dejetos sejam despejados ali. Por isso a manchete acima: O rio Araújo não pede mais socorro, porque já morreu!!!

Qual a solução?

Se iniciarmos na nascente do rio Araújo, um trabalho de despoluição com a participação do poder público, estabelecendo como meta uma extensão de 100 a 200 metros, em pouco mais de 10 anos o rio estará totalmente despoluído. Poderemos ressuscitar o rio em menos tempo do que levamos para matá-lo!
Já imaginaram como chamaria a atenção da região, se São José desse este exemplo? Eu acredito que tem solução.

Por falar em despoluição...

Para onde vai o esgoto de sua casa? Tem fossa e sumidouro, ou vai tudo para a tubulação pluvial?

Questionamento sobre fechamento dos bares as 22 horas:

De um internauta, com o pseudônimo “Olhinho”, comentando um post meu aqui no blog:

- Se os bares da periferia fecharem as 22 horas e os marginais vierem para o centro da cidade (Campinas e Kobrassol), essas regiões não se tornariam mais perigosas?

- Penso que não. Imagino que as forças de segurança (polícias militar e civil) teriam mais condições de atender de forma mais numerosa e eficiente estas áreas, em virtude da periferia não necessitar da presença deles lá. Entendeu, amigo “Olhinho”? Agradeço seu comentário.

Estou articulando por aí...

Gostei do papo com Padre Círio. Pode dar “cosa”.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Estão chegando em nossas casas, os carnês de IPTU

O Brasil é um pais constituído por estados e municípios e um distrito federal, que chamamos de unidades federativas. Neste caso, cada estado institui os impostos que são identificados como impostos federais, estaduais e municipais. Quando se fala no assunto ninguém consegue num relance, dizer quais são os impostos federais, estaduais e municipais. Por que? Porque são tantos que só conhecemos os principais. No caso do município temos o ISS, o ITBI e o IPTU. O primeiro é sobre os serviços, o segundo, sobre a transmissão de imóveis e o terceiro sobre a propriedade.

A questão é a seguinte: Porque não unificamos os tributos e taxas municipais, todas dentro do IPTU. Já pensaram nisso? Ora, se o IPTU é um tributo arrecadado para manter as despesas municipais, logo os serviços municipais como lixo, limpeza pública, segurança, saúde, educação e todas as outras despesas administrativas devem estar dentro do valor cobrado no IPTU.

A propósito, em São José a primeira parcela do IPTU vence no próximo dia 12 de fevereiro. Quem optar por pagar em cota única terá um desconto de 30%. Bem , houve um tempo que o contribuinte que estivesse em dia com os tributos municipais, ganhava mais vinte por cento de desconto. Aliás era proposta minha. Há.., não se esqueçam! Neste ano tem o carnê do lixo em separado.

Por falar no lixo...

... a coisa não está resolvida ainda. Vêm mais discussões por aí. Aguardem!

Do Fundo do Baú

"Éramos felizes e não sabíamos..."

* Da esquerda para a direita: Fernando Elias, Djalma Berger, Dário Berger , um amigo comum e eu (Édio Vieira).

Sequestro por telefone

Fiquem ligados, combinem uma senha com a família porque é difícil resistir. Fiquem espertos, não caiam nesse golpe!

Fiquem sabendo

No Brasil quase 20% da população sofre de depressão. Um grande colunista de Santa Catarina, não esconde isso nem em sua coluna. O Caso é sério!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Crise no trânsito: solução para o Transporte Coletivo

Já sabemos que a cada dia mais e mais carros estão sendo colocados nas ruas de nossa cidade.
O trânsito está ficando insuportável e para aumentar o problema as pessoas estão preferindo morar nas cidades. Como não podemos parar de vender carros, nem aumentar o número de ruas, a solução está em melhorar o transporte coletivo.

Minha proposta: Fazer com que todas as linhas de ônibus de São José, em vez de irem direto para Floripa, passem por uma central de transbordo na região de Campinas ou Kobrasol (de preferência ao lado da via expressa). Dali, um ônibus articulado com capacidade ampliada de passageiros, faria um vai-e-vem até o centro da capital. Todas as ruas principais da cidade, teriam ônibus passando, no mínimo de trinta em trinta minutos. Claro que vai depender do movimento.

A viabilidade: Deve ser criado um fundo municipal do transporte coletivo. Este fundo servirá para carrear recursos e subsidiar as linhas deficitárias. O sistema de transporte coletivo é um serviço público que deve ser mantido pela municipalidade. Pode até ser tercerizado, todavia o município deve instituir uma tarifa social, ou seja, ter um preço único para toda a cidade e neste caso as linhas deficitárias precisarão ser complementadas com recursos do orçamento.

Aqueles que não usam o transporte coletivo contribuiriam através do IPTU, de onde se deve tirar um pequeno percentual para o fundo municipal do transporte coletivo, a fim de manter o sistema. Os ônibus devem ser dotados de ar condicionado (afinal nossa região é de clima quente), os pontos de embarque e desembarque bem equipados, com placa informativa dos horários das linhas, iluminação, contador de controle do horário de passagem dos ônibus... enfim, o sistema de transporte precisa ser tão eficiente que motive as pessoas a deixarem seus carros na garagem. Esta não é uma proposta definitiva. Pensem. Discutam. Enviem suas opiniões. A cidade agradece!

Por falar em transporte coletivo... e o transporte marítimo heim? Em breve vamos falar desse assunto.

Saúde Pública

Como tem gente sofrendo de depressão, heim! Já podemos dizer que é quase uma epidemia. Cuida-te!

Dica de Sobrevivência

Para que não tenhas dificuldades quando perder o atual emprego, faça uma poupança para que tenhas guardado pelo menos 10 (dez) meses de salário. É sabido que se leva em média dez meses para arrumar um novo emprego. Te previna!

Você Sabia?


Que comendo de três em três horas (pouco), você emagrece ou mantém o seu peso ?
Comer devagar também ajuda.

Comentário da Carine

Obrigado por ter comentado minha opinião sobre o Avaí ter contratado o Marquinhos. Sinceramente, concordo com o que você disse. Mas ainda não assisti a um jogo em que ele me convencesse. Me desculpe. Tomara que ele nos deixe alegre na sexta-feira.

sábado, 12 de janeiro de 2008

Propostas para nossa cidade ou para o Brasil:


INVESTIR NA INTELIGÊNCIA DE NOSSOS FILHOS

Para quem não sabe, os países mais evoluídos, dão uma atenção especial para os alunos bem dotados, aqueles super inteligentes, que só tiram nota 10. Tem adolescente nos Estados Unidos, que ingressa na faculdade com 14 anos. Pois bem, sabemos também que aqui no Brasil, os governos têm investido nos alunos excepcionais "para menos", tais como, os portadores de síndrome de Down e os deficientes físicos de modo em geral. Todavia, nunca vimos os governantes investirem naqueles estudantes que têm capacidade acima do normal, ou seja, os que eu chamo de “excepcionais para mais”. Penso que é possível separar todos os alunos que só tiram 10 e reuni-los com os melhores professores da rede.

Teríamos várias vantagens: os pais iriam exigir de seus filhos para que estudassem mais e pudessem frequentar aquela escola; os alunos iniciariam uma competição para permanecer ali; os professores se especializariam cada vez mais para poder lecionar também neste ambiente especial. E finalmente, o município estaria investindo nos mais inteligentes da cidade. E daí, entenderam e aprovaram? Comentem por favor!

Falando nisso...

As notas que o seu filho tira na escola, correspondem ao nível de conhecimento que ele adquire?

Será que temos liberdade?

Fico feliz pelo grande número de comentários que temos recebido. Infelizmente, não podemos publicá-los neste espaço por diversas razões. Somente liberamos aqueles que de certa forma não ferem a sensibilidade de pessoas importantes de nossa cidade. Sugerimos que comentem através de meu e-mail ediovieira@terra.com.br, pois só assim poderei responder com toda a privacidade.

Respeitamos os anônimos, porém muitos se identificam, mas não deixam seus endereços eletrônicos. A liberdade de expressão tem limite. Isso também é ética. Entenderam?

Um mineiro dos bons

O Bruno César (aquele não tem) me levou num local onde encontrei os profissionais da Rádio Guarujá. Degustamos um prato mineiro chamado “ galopé ”, uma mistura de galinha com pé de porco. Coisa boa! O autor da façanha era o comentarista Rui Guimarães. Gostei da turma, gostei dos alegres rapazes da imprensa e dei uns “pitacos” sobre futebol num papo com o Rui. Quando falei sobre o técnico Barbatana, descobridor de Toninho Cerezo, Reinaldo, Marcelo e João Leite, o bom mineiro gostou.
Deixa pra lá, isso é papo de quem conhece um pouquinho da história do nosso futebol.

Bom Fim de Semana

Agora só segunda, que a Dona Rute quer uma atençãozinha.
Ah... não se esqueçam de ir na sua igreja neste final de semana.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Pense nisso:


- Quem planta vento, colhe tempestade!

Você Sabia?

Que apenas 30% da população usa os postos de saúde? Imaginem se 50 %, resolvessem usar os serviços de saúde de nossa cidade? Meus Deus.....!

E por falar em Avaí...

Caramba.....! São onze anos ....! Até quando.....?

Com todo o respeito


Não é que a diretoria do Avaí trouxe novamente o Marquinhos. Tudo bem é um rapaz legal, me parece ser de boa família. O Problema é que depois que foi jogar na Europa, voltou e esqueceu o futebol. Sei lá! Acho que vamos sofrer mais um ano. Não fiquem rindo não, pois estão trazendo de Foz do Iguaçu uns cavalos paraguaios!

Falando em Segurança...

A Polícia Militar tem exigido o fechamento dos bares às 22:00 hs. É certo que isso tem contribuído para melhorar a segurança, não só aqui em São José, mas em todas as cidades onde a prática vem sendo aplicada. Alguns não concordam. Tudo bem, temos que respeitar...
Mas que ajuda na segurança, ah isso ajuda! Só que tem gente reclamando que em alguns bares, a polícia passa olhando para o outro lado da rua. Aí não! A medida tem que ser para todos, sem privilégio de um ou de outro, não concordam?

São José quase teve Zona Azul este ano

Todos sabem que em Florianópolis tem zona azul. Estacionou o carro pagou! Para quem não sabe, em São José, no mês de dezembro último, a Câmara de Vereadores não permitiu que este ano tivesse zona azul em São José.
Porém, este é um assunto para ser discutido entre as pessoas que usam carro, que devem ser consultadas. Por isso, gostaria de saber a opinião de meus visitantes deste blog:

Você é contra ou a favor de São José instituir a zona azul? As opiniões podem ser enviadas através de meu e-mail: ediovieira@terra.com.br .


quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Você Sabia?

Que de cada 100 delitos cometidos no país, apenas quatro acabam em prisão... E se, dobrarmos o número de penitenciárias, apenas oito condenados cumprirão a pena?

Para Refletir...

Um dia encontrei uma placa numa loja que dizia: "O difícil fazemos na hora. O impossível demora um pouco". Resultado: adotei como filosofia de bom atendimento. E você, o que pensa sobre isso?

Olha Balneário Camboriú aí, gente!!!


Aceitei convite do Prefeito de Imbituba Beto Martins (PSDB) e fui com ele dar um apoio ao Deputado Dado Cherem (PSDB) que lançou nesta quarta-feira (09/01), sua pré-candidatura à Prefeitura de Balneário Camboriú. Estavam lá todos os Deputados do PSDB, entre eles o José Natal Pereira além do Vice-Governador Leonel Pavam. Quase caí na água... Como diz a turma, “a praia tava bombando”!
Foto: Humberto Grein

Encurtaram minhas férias!

O Prefeito Fernando Melquiades Elias (PSDB), conforme determina o regimento interno da Câmara, convocou sessão extraordinária para apreciar alguns projetos. Portanto, nos dias 21,22,23 e 24 de janeiro próximos, haverá sessões e como agora só temos 40 dias de recesso(começou dia 20.12.2007) e como deixei para o final do mês meu descanso, já senti que vai complicar aquela saidinha com a dona Rute. Falando nas sessões, a propósito, vem discussão dura aí pela frente. Mas com saúde e Deus no coração, tudo bem...

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Estou "dentro"

Na reunião da executiva municipal de São José, o ex-presidente do PSDB Dalírio Beber , falando em nome da executiva estadual foi taxativo:
“O PSDB de São José, tem o Deputado Gervásio Silva, tem o deputado José Natal Pereira, tem o atual prefeito Fernando Elias e o presidente da Câmara Edio Vieira e com qualquer um deles ganharemos a eleição em 2008”.

É possível melhorar a nossa segurança? É claro que sim.

Há uns 12 anos atrás, Nova York (EUA) era uma das cidades mais violentas do planeta, com predomínio do tráfico de drogas. O então prefeito eleito Rudolf Giulianni, lançou um projeto de segurança chamado tolerância zero. Hoje a metrópole americana desponta como uma das cidades mais seguras do mundo, apesar do consumo de drogas continuar em grande escala. Conclusão: É possível que se resolva o problema de segurança, ainda que não se consiga acabar com o problema das drogas. Veja o que Gilberto Dimenstein, colunista da Folha de São Paulo, nos informa sobre a segurança naquela famosa cidade americana:

O milagre de Nova York"

Minha passagem de ano em Nova York teve um gosto de história. Durante a contagem regressiva para 2008, prestava atenção nos boletins das delegacias de polícia para saber se, em 2007, eu seria testemunha de uma estatística inusitada: o registro oficial mais baixo de assassinatos na cidade.
Em 1963, ou seja, há 44 anos, Nova York teve 500 assassinatos, o menor índice oficial disponível. O ano de 2007 conseguiu ser melhor: 494 casos. É algo que, até pouco tempo atrás, quase ninguém, para não dizer ninguém, imaginaria ser possível.
É uma das mais interessantes obras de engenharia comunitária da atualidade e deveria ser estudada por todos os candidatos a prefeito das grandes cidades brasileiras, especialmente das regiões metropolitanas. “

Não da para comparar com nossa cidade. Que pena. A solução está em Nova York?

Visita à Escola do Mar

Fui convidado e estive participando do lançamento da 3ª etapa da colônia de férias da Escola do Mar de São José.


Para quem não sabe, os alunos que obtiveram as melhores notas em 2007, recebem como prêmio uma semana na Escola do mar, onde além de receberem orientação na área ambiental(conhecendo o ecossistema marinho) ainda participam de passeios de barco.


Os alunos são orientados por monitores especialmente treinados para este fim.


Fotos: Pedro Clasen

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Do meu amigo Genésio Hoffmann, recebi e gostei:



"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos; há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossa vida e nos marcam para sempre." Cecília Meireles.

Caos no trânsito

Você sabia que a cada mês 2.800 carros zero km são colocados nas ruas de São José e Florianópolis? Haja rua para tanto carro. Qual a solução?

Para refletir...

Cada povo tem o governo que merece?

Rádio Corredor

Tem muito cacique e pouco índio. E a "indiarada" está infeliz.

Estamos pensando em quem?

Um lá e outro cá, não vai pegar. Quem muito quer nada pega.

Cidadão Honorário

Por tradição as Câmaras de Vereadores Brasil afora, todos os anos concedem o título de cidadão honorário à pessoas ilustres que não nasceram na cidade. Porém sendo residentes ou não nela, prestaram ou prestam algum serviço relevante e merecem receber esta honraria.
Em março, nossa São José estará de aniversário e como sempre, mais uma vez neste ano, a Câmara homenageará doze pessoas que recebem o título de cidadão honorário. Quero agora em 2008, inovar... Por isso, pretendo consultar meus amigos e demais visitantes deste blog, para apresentarem sugestões. Até 05 de fevereiro próximo estarei recebendo sugestões de nomes. Depois dentre os indicados, vamos publicar uma enquete e escolher um. Topam esta proposta? Então comecem a mandar os nomes!

Você Sabia?

O Ministério da Educação fez um exame nacional entre alunos do primeiro grau. A média das notas da rapaziada foi 4,2. Em São José, não foi diferente. Logo, nosso sistema de ensino foi reprovado. Será que os pais de nossos alunos, foram avisados disso?

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Para pensar na cama...

Se você está feliz com a vida que está levando, continue fazendo o que sempre fizestes. "taz comprendendo?"

Rádio Corredor

Estão comentando que rejeitar a CPMF, foi um tiro no pé. Quem concorda?

Estamos pensando em quem?

"O maior castigo para quem não gosta de política, é viver mandado pelos maus políticos, porque eles gostam" (li em seleções).

Por que nossos professores ganham tão mal?

Quando se diz que em nosso país a educação tem que melhorar, a pergunta é: Como se fazer isso? Pois bem, a educação parte do pré-suposto de que, para tornar um indivíduo alfabetizado, educado, alguém tem que ensiná-lo. Esse alguém é o professor. Um bom professor necessita efetivamente estar bem preparado para ensinar. Estar bem preparado, significa ter conhecimento e estar recebendo uma remuneração justa para desenvolver sua profissão.

Infelizmente nossos professores recebem muito pouco pelo que fazem e isso reflete diretamente no desenvolvimento do aluno. Mas, afinal por que nossos professores são tão mal remunerados? Até que me provem o contrário, e todos têm liberdade para isso,penso que se o governo demite um professor, tem mais de mil para ocupar aquela vaga. É a lei do mercado. A oferta de professores é maior do que a procura. Com a palavra os sindicatos das categorias!

De nada adianta construir belos prédios, encher de computadores, treinar professores... se não melhorar o salário da turma, esqueçam boa educação no Brasil e naturalmente aqui em São José. Se continuar assim, o resto do mundo vai estar na nossa frente (como já acontece na Coréia do Sul, por exemplo) em termos de educação.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Perguntar não ofende

Neste meu espaço, você pode perguntar o que quiser. Prometo preservar a fonte e responder a qualquer pergunta. Fiquem a vontade porque eu também vou perguntar.

Você Sabia?

Que um médico, estuda quase 10 anos, para ganhar R$1.500,00 num Posto de Saúde de São José, Palhoça ou Biguaçú?

Para Refletir...

Tem quem achou justo aquela delegada acorrentar os presos nos pilares da delegacia. E se fosse o teu irmão? E se fosse o teu pai? E se fosse o teu filho? E se fosses tu camarada?

Rádio Corredor

“ O homem tem sempre o colaborador da hora. Tem os que já foram, tem o que estão deixando de ser e os que estão atualmente... Afinal, quais serão os próximos?”

Estamos pensando em quem?

“Ele era tão pobre, tão pobre, que só tinha dinheiro.” – pensamento chinês.

O que esperar de 2008

Estou vivendo o último ano de meu mandato como vereador, que começou em janeiro de 2006. Neste novo ano que se inicia, devo confessar que ando otimista. Isso porque, nos primeiros 3 anos procurei fazer o que devia fazer. E fiz! Talvez tenha contrariado muitos interesses. Porém, depois de 15 anos de mandato, aprendi que as coisas têm que ser feitas do jeito que devem ser. Se errar, corrija o erro e siga em frente. È assim a vida de político: ”Vivendo e Aprendendo”.

Por isso espero agora em 2008, conversar mais com meus familiares, meus amigos, meus assessores, meus atuais eleitores e futuros eleitores. Penso que, quem vai decidir se devo continuar exercendo mandato eletivo, serão os meus eleitores. Diante da questão da fidelidade partidária, onde agora o mandato pertence ao Partido, no caso o PSDB, logo tenho que saber primeiro como vai se comportar a direção partidária em relação ao próximo pleito, para depois eu me posicionar. Contudo, a última palavra será de meus eleitores...

Claro, para aqueles que querem saber qual os meus desejos, sou direto: Quero ser Prefeito de São José. Estou preparado. E se o PSDB, for inteligente, promoverá uma prévia entre os filiados e escolherá o melhor nome para ganhar as eleições. Afinal, doa a quem doer, o melhor nome será aquele que tiver dentro do partido a melhor proposta e que reúna as melhores condições de ganhar. Enfim, quero é participar das próximas eleições!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Porque virei um blogueiro

Desde quando assumi a presidência da Câmara de Vereadores de São José, no ano passado, decidi promover a transparência na casa, em todos os aspectos. Implantei a TV Câmara, onde as sessões ordinárias e extraordinárias, além de sessões solenes, especiais e audiências públicas, podem ser acessadas pela população através da Primer TV canal 28 (Viamax) e TVAL canal 23 (Net São José). Colocamos no ar o site da câmara (http://cmsj.sc.gov.br) que até hoje já teve mais de 110 mil acessos, trazendo informações sobre o dia a dia da casa e aproximando os vereadores da comunidade. Também buscamos facilitar a comunicação do legislativo com a imprensa, montando uma equipe que é responsável pela divulgação de tudo que diz respeito à casa do povo.

Agora, quando chegamos ao segundo ano na presidência, a idéia é consolidar e aprimorar estes serviços, num ano em que a política local vive momentos de transformação. Transformação essa, que a meu ver, passa também por um contato maior do vereador com seu público alvo, ou seja, o eleitor e sociedade. Por isso não resisti à idéia de abrir mais um espaço para expor aqui minhas idéias, planos, reflexões e divagações, entrando para valer na "blogosfera".

Quero também, através deste blog, servir como fonte, como colaborador em situações que tem como pano de fundo a cidade de São José, sua vida política, intelectual, cultural e empresarial.
Parto do princípio que, na política moderna, é preciso opinar, questionar, fiscalizar, promover o debate, a conversa, a dúvida e as certezas. Afinal, somos todos ouvintes, leitores, formadores de opinião e não podemos, jamais, ficar alheios ao que acontece à nossa volta.

Obrigado pela visita e prometo colocar aqui, sempre que for possível, assuntos que dizem respeito a esta cidade e os acontecimentos que mexem com a vida da gente, na São José da Terra Firme.