Florianópolis decolou de vez no turismo e recebe a cada ano, mais e mais visitantes de todas as partes do mundo, dispostos a aproveitar suas praias e atrativos. Por ficar junto à capital (o limite das duas cidades se confunde), São José precisa se aproveitar dessa condição periférica e lucrar com a chamada “indústria sem chaminé”. Na minha opinião, isso passa pela criação e melhoria de serviços que venham atender essa demanda de turistas em potencial. Mas o que poderemos oferecer como serviço?- Incrementar a produção de mariscos e ostras, já existente na nossa costa litorânea, com a criação de mais fazendas marinhas, que também produziriam vieiras, outro molusco bastante apreciado. A Prefeitura, em sua atual gestão já investiu bastante nessa área e merece o reconhecimento.
- Empresários do ramo também poderiam apostar na construção de hotéis intermediários pela cidade, destinados aos turistas de classe média.
- Na parte cultural precisamos valorizar ainda mais as atividades e eventos ligados à tradição açoriana, revitalizando por completo (e não só os prédios) o Centro histórico do município.
- Podemos ainda apostar na formação da mão de obra qualificada, na criação de um Pólo de Vestuário...
Digo isso, porque estou passando alguns dias de folga em Gravatal, no sul do estado, com a Dona Rute. Aqui, onde o turismo de águas termais também cresce, a economia nas cidades próximas se fortalece com o surgimento de serviços que aproveitam a movimentação dos turistas pela região. Em São Martinho, por exemplo, as fábricas de doce artesanais atraem muitos visitantes compradores. Uma fábrica de móveis diferenciados virou ponto turístico. Em Braço do Norte, uma empresa que faz molduras já exporta para todo o país.
Aí vocês me perguntam? Mas e os atrativos naturais de São José? Ora, todos sabemos que neste sentido somos limitados. A praia de Guararema (Ponta de Baixo) por exemplo, é imprópria para banho e vai demorar anos para ser despoluída. A praia da Serraria também vai pelo mesmo caminho. Então, se não temos praias, vamos oferecer serviços de todo os tipos, sendo uma espécie de suporte da capital. Dessa forma, podem crer, nossa vocação turística, finalmente será reconhecida e trará resultados positivos para toda a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário