quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

É possível melhorar a nossa segurança? É claro que sim.

Há uns 12 anos atrás, Nova York (EUA) era uma das cidades mais violentas do planeta, com predomínio do tráfico de drogas. O então prefeito eleito Rudolf Giulianni, lançou um projeto de segurança chamado tolerância zero. Hoje a metrópole americana desponta como uma das cidades mais seguras do mundo, apesar do consumo de drogas continuar em grande escala. Conclusão: É possível que se resolva o problema de segurança, ainda que não se consiga acabar com o problema das drogas. Veja o que Gilberto Dimenstein, colunista da Folha de São Paulo, nos informa sobre a segurança naquela famosa cidade americana:

O milagre de Nova York"

Minha passagem de ano em Nova York teve um gosto de história. Durante a contagem regressiva para 2008, prestava atenção nos boletins das delegacias de polícia para saber se, em 2007, eu seria testemunha de uma estatística inusitada: o registro oficial mais baixo de assassinatos na cidade.
Em 1963, ou seja, há 44 anos, Nova York teve 500 assassinatos, o menor índice oficial disponível. O ano de 2007 conseguiu ser melhor: 494 casos. É algo que, até pouco tempo atrás, quase ninguém, para não dizer ninguém, imaginaria ser possível.
É uma das mais interessantes obras de engenharia comunitária da atualidade e deveria ser estudada por todos os candidatos a prefeito das grandes cidades brasileiras, especialmente das regiões metropolitanas. “

Não da para comparar com nossa cidade. Que pena. A solução está em Nova York?

Nenhum comentário: