terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Estão chegando em nossas casas, os carnês de IPTU

O Brasil é um pais constituído por estados e municípios e um distrito federal, que chamamos de unidades federativas. Neste caso, cada estado institui os impostos que são identificados como impostos federais, estaduais e municipais. Quando se fala no assunto ninguém consegue num relance, dizer quais são os impostos federais, estaduais e municipais. Por que? Porque são tantos que só conhecemos os principais. No caso do município temos o ISS, o ITBI e o IPTU. O primeiro é sobre os serviços, o segundo, sobre a transmissão de imóveis e o terceiro sobre a propriedade.

A questão é a seguinte: Porque não unificamos os tributos e taxas municipais, todas dentro do IPTU. Já pensaram nisso? Ora, se o IPTU é um tributo arrecadado para manter as despesas municipais, logo os serviços municipais como lixo, limpeza pública, segurança, saúde, educação e todas as outras despesas administrativas devem estar dentro do valor cobrado no IPTU.

A propósito, em São José a primeira parcela do IPTU vence no próximo dia 12 de fevereiro. Quem optar por pagar em cota única terá um desconto de 30%. Bem , houve um tempo que o contribuinte que estivesse em dia com os tributos municipais, ganhava mais vinte por cento de desconto. Aliás era proposta minha. Há.., não se esqueçam! Neste ano tem o carnê do lixo em separado.

Nenhum comentário: