Quando se diz que em nosso país a educação tem que melhorar, a pergunta é: Como se fazer isso? Pois bem, a educação parte do pré-suposto de que, para tornar um indivíduo alfabetizado, educado, alguém tem que ensiná-lo. Esse alguém é o professor. Um bom professor necessita efetivamente estar bem preparado para ensinar. Estar bem preparado, significa ter conhecimento e estar recebendo uma remuneração justa para desenvolver sua profissão.Infelizmente nossos professores recebem muito pouco pelo que fazem e isso reflete diretamente no desenvolvimento do aluno. Mas, afinal por que nossos professores são tão mal remunerados? Até que me provem o contrário, e todos têm liberdade para isso,penso que se o governo demite um professor, tem mais de mil para ocupar aquela vaga. É a lei do mercado. A oferta de professores é maior do que a procura. Com a palavra os sindicatos das categorias!
De nada adianta construir belos prédios, encher de computadores, treinar professores... se não melhorar o salário da turma, esqueçam boa educação no Brasil e naturalmente aqui em São José. Se continuar assim, o resto do mundo vai estar na nossa frente (como já acontece na Coréia do Sul, por exemplo) em termos de educação.
Um comentário:
Pois bem, e o que os vereadores têm feito para que o salário dos professores de São José venha a melhorar? Pelo que tenho acompanhado na câmara, quase nada. O prefeito determina que se aprove um determinado plano salarial e os vereadores, de modo geral, o permitem. Discursar a partir de meios de comunicação é fácil. Quero ver aumentar o salário dos pobres professores da rede municipal. Aquela penúria de salário. Gostaria de ver um vereador dar 60 horas semanais para sobreviver, e mais, virar noites elaborando aulas e corrigindo provas, pensando o melhor para cada aluno no final de semana, e tudo isso por um "miserento" salário. Tenho certeza que com o novo FUNDEB verba não falta, pois o mesmo plano garante que 60% da verba seja destinada ao pagamento dos professores do Ensino Fundamental. Além do mais, a prefeitura de São José se gaba com um dos melhores índices de arrecadação do Estado, o que também poderia somar ao pagamento dos discentes.
Realmente concordo com o ilustríssimo vereador que a qualidade do ensino também depende de bons salários àqueles que trabalham e de todo modo merecem.
Postar um comentário