Já sabemos que a cada dia mais e mais carros estão sendo colocados nas ruas de nossa cidade.O trânsito está ficando insuportável e para aumentar o problema as pessoas estão preferindo morar nas cidades. Como não podemos parar de vender carros, nem aumentar o número de ruas, a solução está em melhorar o transporte coletivo.
Minha proposta: Fazer com que todas as linhas de ônibus de São José, em vez de irem direto para Floripa, passem por uma central de transbordo na região de Campinas ou Kobrasol (de preferência ao lado da via expressa). Dali, um ônibus articulado com capacidade ampliada de passageiros, faria um vai-e-vem até o centro da capital. Todas as ruas principais da cidade, teriam ônibus passando, no mínimo de trinta em trinta minutos. Claro que vai depender do movimento.
A viabilidade: Deve ser criado um fundo municipal do transporte coletivo. Este fundo servirá para carrear recursos e subsidiar as linhas deficitárias. O sistema de transporte coletivo é um serviço público que deve ser mantido pela municipalidade. Pode até ser tercerizado, todavia o município deve instituir uma tarifa social, ou seja, ter um preço único para toda a cidade e neste caso as linhas deficitárias precisarão ser complementadas com recursos do orçamento.
Aqueles que não usam o transporte coletivo contribuiriam através do IPTU, de onde se deve tirar um pequeno percentual para o fundo municipal do transporte coletivo, a fim de manter o sistema. Os ônibus devem ser dotados de ar condicionado (afinal nossa região é de clima quente), os pontos de embarque e desembarque bem equipados, com placa informativa dos horários das linhas, iluminação, contador de controle do horário de passagem dos ônibus... enfim, o sistema de transporte precisa ser tão eficiente que motive as pessoas a deixarem seus carros na garagem. Esta não é uma proposta definitiva. Pensem. Discutam. Enviem suas opiniões. A cidade agradece!
Por falar em transporte coletivo... e o transporte marítimo heim? Em breve vamos falar desse assunto.
4 comentários:
Amigo Edio,
As tuas propostas são interessantes, resta saber se são realmente possíveis de serem implementadas.
Eu teria uma sugestão.
Uma empresa de pesquisa deveria ser contratada para, nos terminais e pontos mais movimentados, realizar questionamentos junto aos usuários para saber as principais carências do sistema de transporte coletivo. Somente as pessoas que estão no dia-a-dia utilizando os ônibus podem diagnosticar os problemas e, quem sabe, apontar algumas soluções.
É apenas uma idéia.
Grande abraço.
Bruno César
Grande idéia. Já estava na hora de alguém voltar a defender esta idéia.Digo voltar, porque na campanha a prefeito de 1988 pelo PT, já defendíamos o que denominávamos de ESTAÇÃO RADIAL DE TRANSPORTE URBANO. Para esta estação convergeria todas as linha de bairros de São José. Nesta estação o passageiro faria o transbordo para outras linhas de bairros e para Florianópolis sem acréscimo no valor da passagem.
Hoje com o crescimento de Palhoça e Biguaçu há que se pensar também nesta direção.
Boa sorte.
Berto
Édio, parabéns pelo texto e proposta. Os moradores de São José precisam de transporte coletivo municipal eficiente. Há anos que se discute a situação, projetos são feitos, mas na prática nada acontece. Hoje se paga caro e se perde tempo, em trajetos curtos, com poucas opções de linhas. Abraço e Boa Sorte
Olá Amigo Edio. Gostaria muito de poder me identifica, mas se isso for feito, terei problemas. Não preciso dizer mais nada, né?
Quanto ao seu projeto de transporte coletivo, não sei como isso ainda não está acontecendo. Concordo com linha por linha e espero ver no dia dia funcionando.
Abraço e fique com Deus Amigo.
Postar um comentário